Guias de Habilitação das Amas de Fora

Description level
Series Series
Reference code
PT/ADPRT/ACD/CRPRT/AE/007
Date range
1840-01-06 Date is certain to 1890-09-26 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
478 Capilhas
Scope and content
Guias de habilitação das mulheres que concorriam para serem amas de fora ao serviço da Casa da Roda do Porto. As guias, preenchidas e assinadas pelo Pároco da freguesia de residência da candidata e confirmadas através de assinatura pelo Regedor de Paróquia respectivo, eram entregues na Casa da Roda e sujeitas à aprovação do Facultativo da mesma. No caso de impedimento do Facultativo, era a Directora da Casa da Roda que devia aprovar as amas que considerasse aptas.

Geralmente, as guias eram passadas num modelo impresso, que contém os seguintes dados: nome da ama; estado civil (no caso de ser casada, indicam o nome do marido); morada; o nome e data de nascimento do último filho; os sinais identificativos da ama (idade e características físicas), a data e local em que a guia foi preenchida; a assinatura do Pároco e do Regedor de Paróquia. Existem, no entanto, certidões manuscritas com o mesmo teor de informações, assim como pequenos papéis em que apenas consta o nome da ama, da última criança que teve a seu cargo ou a indicação de que esta faleceu, a data de admissão e a aprovação do Facultativo ou da Directora. Tal acontece quando se trata de amas que já tinham estado ao serviço da Casa da Roda e se encontram em circunstâncias de serem habilitadas a criar outro exposto, seja por o anterior já ter ultrapassado a idade de aleitamento, ou por morte do mesmo. As guias de habilitação destinavam-se a amas de fora que procuravam expostos em idade de aleitamento, todavia, nalguns casos encontra-se a indicação de que se tratava de amas de seco e, nesses casos, não surge nenhum tipo de aprovação.

As guias encontravam-se dentro de invólucros, organizados em maços, cada um relativo a um mês. No exterior de cada maço encontra-se uma data, correspondente à data de admissão das amas, pelo que utilizámos este dado para atribuir a datação das unidades de instalação. Convém ressalvar, todavia, que as guias no interior de cada invólucro têm datas diversas, uma vez que é a data em que o Pároco redigiu a guia.



Falta o ano de 1883.
Arrangement
Ordenação cronológica
Language of the material
Por (português)
Physical characteristics and technical requirements
Regular
Creation date
27/06/2012 00:00:00
Last modification
20/07/2023 11:30:19