Registos das Amas de Empréstimo do Porto

Description level
Series Series
Reference code
PT/ADPRT/ACD/CRPRT/AE/006
Title type
Atribuído
Date range
1798 Date is certain to 1800 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
2 Livros
670 Folhas
Scope and content
Série constituída por 2 livros organizados sequencialmente e cronologicamente.

Estes livros contêm os assentos das Amas de Empréstimo de Fora que cuidaram temporariamente de crianças expostas na Roda.

Nos assentos destes livros registaram: o nome, o estado civil (no caso de ser casada acrescentavam o nome e profissão do marido) e a morada da Ama de Empréstimo de Fora; o tempo de leite; a data em que foi aceite para entrar ao serviço da Roda (dia, mês e ano); o nome da criança; o livro no qual se encontra o assento de entrada ou de saída da criança, dependendo do momento da criação em que saiu para empréstimo; o n.º do exposto (se o livro mencionado for o das entradas); o fl. do assento de saída (se o livro mencionado for o das saídas); os pagamentos efectuados; a indicação do fim da criação por empréstimo e, quando tal ocorresse, a anotação da remoção para outra Ama de Empréstimo de Fora, seguindo-se os dados da mesma. Lateralmente anotaram o número da criança e a Calça Real.

Estes livros contêm: Índices Alfabéticos das Amas de Empréstimo de Fora (nome, nalguns casos o estado civil, a morada da ama e o fl.) e Índices Alfabéticos dos expostos entregues a Amas de Empréstimo de Fora (nome do exposto; indicação do livro no qual se encontra o assento de entrada ou de saída da criança, dependendo do momento da criação em que saiu para empréstimo; o n.º do exposto (se o livro mencionado for o das entradas); o fl. do assento de saída (se o livro mencionado for o das saídas) e o fl.).
Language of the material
Por (português)
Physical characteristics and technical requirements
Regular
Creation date
27/06/2012 00:00:00
Last modification
13/11/2018 15:23:23