Termos das Amas de Dentro

Description level
Series Series
Reference code
PT/ADPRT/ACD/CRPRT/AE/005
Date range
1710-07-16 Date is certain to 1798-06-02 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
2 Livros
528 Folhas
Scope and content
Registo relativos ao início de funções das amas que trabalhavam no interior da Casa da Roda do Porto (Amas de Leite e Amas Secas).

No topo dos fls. dos termos de aceitação surge geralmente o nome da ama e a função que desempenhava. Para além destes dados podiam ainda acrescentar a morada, o estado civil, o nome do marido e a data de entrada em funções.

No texto central anotavam a data do início de funções (dia, mês e ano); qual a função que iria desempenhar; o nome, estado civil, naturalidade e morada. Se a ama fosse solteira acrescentavam o nome dos pais e a profissão; se fosse casada ou viúva colocavam o nome do marido e a profissão; se tivesse a condição de exposta assinalavam tal. Para além destes dados, registavam o tempo de leite; o estado do filho nascido da última gravidez; o reconhecimento, através de certidões passadas pelos Párocos, da capacidade e limpeza de sangue da ama; o valor do salário diário (80 réis até 1711-07-05, data em que a Mesa da Santa Casa da Misericórdia do Porto ordenou que pagassem 120 réis diários às Amas de Dentro. Em 1796-03-17 ganhavam 160 réis diários.); o valor da soldada anual (4000 réis); quais os comportamentos que poderiam culminar na expulsão do serviço da Casa da Roda do Porto (não desempenhar correctamente as tarefas que lhe estavam atribuídas; admitir o marido na Roda; não guardar segredo dos acontecimentos ocorridos no interior da Instituição; não ser obediente; não cumprir o Regimento de 1768, entre outras). Por último, surge a indicação de que o assento foi realizado pelo Escrivão (a partir de 1781-05-27, os assentos foram realizados pelo Secretário), seguindo-se geralmente a assinatura do oficial referido. Os termos das Amas Secas eram assinados pelas próprias. As assinaturas das Amas de Leite, na maior parte dos casos, foram realizadas por um funcionário da Administração a rogo das mesmas.

A partir de 1768-07-03, os assentos passaram a fazer alusão ao juramento do Regimento das Amas registado no Livro I do Registo 1768, fls. 81-85v. No seguimento deste documento ressurge o cargo da Ama Seca da Roda, com a principal função de governar o interior da Casa, sob as ordens do Provedor.

Nas margens registavam o tempo de leite das amas; os pagamentos efectuados (algumas destas notas remetem directamente para os Livros das Despesas Miúdas); a data (dia, mês e ano) e as causas de despedimento (doença; falta de leite; contratos ilícitos estabelecidos com os progenitores dos expostos; não desempenhar correctamente as tarefas; demissão voluntária, entre outras); a indicação de que uma ama pela gravidade da falta cometida não devia ser readmitida no serviço da Roda e a data da reentrada em funções (dia, mês e ano).

Os assentos desta série a partir de 1768-07-03 remetem directamente para o Livro I do Registo 1768 e para o Livro do Inventário. Este último não se encontra entre os livros transferidos do Arquivo da Assembleia Distrital do Porto para o Arquivo Distrital do Porto. Pelo que, não deve ser confundido com o livro Inventário 1839 (1839-03-22 a 1890-11-29).

As informações anteriormente referidas não se encontram presentes na sua totalidade em todos os registos. De facto, o conteúdo e o formato dos assentos foram variando ao longo do tempo.
Arrangement
Ordenação cronológica
Language of the material
Por (português)
Physical characteristics and technical requirements
Regular
Creation date
27/06/2012 00:00:00
Last modification
13/11/2018 15:23:23