Empréstimos

Description level
Series Series
Reference code
PT/ADPRT/ACD/CRPRT/AE/004
Title type
Formal
Date range
1781 Date is certain to 1790 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
7 Livros
1442 Folhas
Scope and content
Estes livros contêm os assentos das Amas de Empréstimo de Fora que cuidaram temporariamente de crianças expostas na Roda.

Nos assentos riscados destes livros registaram: o nome, o estado civil (no caso de ser casada acrescentavam o nome do marido) e a morada da Ama de Empréstimo de Fora; o nome da criança; o livro no qual se encontra o assento de entrada ou de saída da criança, dependendo do momento da criação em que saiu para empréstimo; o n.º do exposto (se o livro mencionado for o das entradas); o fl. do assento de saída (se o livro mencionado for o das saídas); a data em que a criança foi exposta na roda (dia, mês, raramente mencionam o ano); a data em que a criança foi entregue à Ama de Empréstimo de Fora (dia, mês, raramente mencionam o ano) e os pagamentos efectuados (40 réis diários). Podem ainda surgir outras indicações como: a saída da criança para uma Ama de Fora; a remoção para outra Ama de Empréstimo, seguindo-se os dados da mesma; ou o falecimento do exposto. Lateralmente podem surgir várias informações.

Estas fontes contêm: Índices Alfabéticos dos expostos entregues a Amas de Empréstimo de Fora (nome e número do exposto; indicação do livro no qual se encontra o assento de entrada ou de saída da criança, dependendo do momento da criação em que saiu para empréstimo e o fl.) e Índices Alfabéticos das Amas de Empréstimo de Fora (nome, morada da ama e fl.).

Faltam os livros com numeração original 1, 3 e 8.
Arrangement
Ordenação cronológica
Language of the material
Por (português)
Physical characteristics and technical requirements
Regular
Creation date
27/06/2012 00:00:00
Last modification
20/07/2023 11:28:36