Tombos dos expostos

Description level
Series Series
Reference code
PT/ADPRT/AC/GCPRT/A-C/062
Title type
Atribuído
Date range
1834-07-15 Date is certain to 1849-03-26 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
3 Livros
Custodial history
Estas UIs integravam o arquivo da Casa da Roda do Porto, na Assembleia Distrital do Porto. Por ocasião da descrição destas UIs constatou-se que tinham sido produzidas pelo Governo Civil do Porto, pelo que foi efectuada a sua transferência para este fundo.
Acquisition information
Incorporação da Assembleia Distrital do Porto (integrado no fundo da Casa da Roda do Porto).
Scope and content
Registo do tombo dos expostos do distrito do Porto, elaborado pela Repartição dos Expostos no Governo Civil. Contém informação relativa a expostos, amas e observações.

Em relação aos expostos contém as seguintes informações: nomes, números (número atribuído pela Repartição dos Expostos no Governo Civil e que não coincide com os números identificativos dos expostos nas Casas da Roda), Roda a que pertencem (indicação do número do círculos e número identificativo dos expostos), data de entrada na Roda , data de saída para as amas de fora e idade em que foram entregues a estas, assim como a indicação de baixa, ou seja, de cessação da responsabilidade da Casa da Roda perante a criação, quer seja devido ao fim da criação dos sete anos ou falecimento desta.

Em relação às amas, contém as seguintes informações: nomes, residência e salários recebidos.

Nas observações são registadas informações relativas à transferência de expostos entre as Casas da Roda do distrito e às transferências de crianças entre amas.

Na primeira unidade de instalação (Tombo dos Expostos 1 1834-1842) existem assentos para todas as Casas da Roda do distrito, organizadas em círculos administrativos. As restantes unidades de instalação apenas registam os assentos dos expostos do círculo do Porto.

Arrangement
Ordenação cronológica e geográfica
Language of the material
Por (português)
Physical characteristics and technical requirements
Regular
Creation date
10/01/2013 00:00:00
Last modification
23/12/2020 16:10:12