Entradas

Description level
Series Series
Reference code
PT/ADPRT/ACD/CRPNF/AE/002
Title type
Formal
Date range
1810-04-07 Date is uncertain to 1928-04-22 Date is uncertain
Dimension and support
30 lv; Papel
Scope and content
Registos de entradas de crianças na Casa da Roda de Penafiel. Cada criança tinha o seu assento individual. Do livro 3 ao livro 7 a numeração era atribuída por dia de entrada, o que significava que podíamos ter mais que uma criança com o mesmo numero, a partir do livro 8 as crianças passam a ter uma numeração individual por ordem de entrada, e não por dia, e os assentos passam a ser mais completos contendo: nome da criança, data e hora da entrada, descrição da roupa e do enxoval, assim como dos sinais (estes sinais serviriam para a sua identificação, caso alguém os procurasse, e podiam ser pulseiras, fitas, fios com contas, medalhas, escapulários, bolsinhas etc.). Se a criança trouxesse bilhete ou escrito era transcrito para o assento de entrada, normalmente estes bilhetes informavam sobre a existência ou não de batismo e o nome que tinha ou deveria ter a criança, além desta informação identifica o local onde foi encontrado. No final de cada assento é descrita a data de batismo, nome dado ao exposto, nome dos padrinhos, nome de quem realiza a cerimonia e lugar. Todas as crianças eram batizadas “sub condition” mesmo que já tivessem sido batizadas. Nas margens: informações sobre saídas de expostos com o nome da ama, morada, data de saída, falecimentos, transferências, retornos de expostos à Roda, entrega de crianças aos pais, etc.

Nestes assentos encontramos crianças expostas e não expostas, no caso das não expostas elas são admitidas por doença, morte ou extrema pobreza da mãe ou por algo que pudesse colocar em perigo a vida da criança.

Numa primeira fase de 1810 até 1841 as crianças entram na Roda de Penafiel, mas são remetidas para a Roda do Porto. A partir de 1841 as crianças deixam de transitar para outras Rodas para serem entregues a amas de fora, começando neste período o funcionamento em pleno da Roda de Penafiel.

A partir de janeiro de 1865, com o inicio de funções do Hospício, o abandono passa a ser considerado crime. Esta nova legislação reflete-se nos assentos: primeiro, deixa de designar-se “Roda” para se falar em “Hospício”, em segundo, as crianças passam a ser admitidas com guias (dos Regedores, dos administradores dos concelhos, entre outras entidades). Estas guias contêm o nome, morada e profissão de quem conduz a criança, que tem que prestar juramento sobre as informações transmitidas e informar se sabe algo sobre os pais ou expositores. A partir de janeiro de 1887 as entradas, além da numeração individual, passam a organizar- se por Séries, indo Penafiel até à 3ª Série.

Nos livros podemos constatar que o movimento de crianças entre Rodas foi uma constante, e realizou-se sobretudo com: Roda do Porto, Roda de Amarante, Roda de Unhão e Roda de Lousada. Nos livros 22, 23, 24 e 25 anexados aos assentos, existem boletins de nascimento, boletins de casamentos, boletins de óbitos e averbamentos diversos. No livro 28 na fl 52 de 1926 fica a informação que o Hospício de Penafiel é extinta a 31 de maio de 1928, sendo a maior parte das crianças transferidas para o Internato Alves de Magalhães, Hospício do Porto, Escola Maternal e Escola Professional Feminina, Colonia Agrícola Ferreira Lapa e para a Escola de Vairão.
Arrangement
Os assentos estão organizados cronologicamente pela ordem de entrada.
Creation date
01/06/2017 11:17:59
Last modification
23/10/2017 12:04:02