Registo de identificação de desalojados

Description level
Series Series
Reference code
PT/ADPRT/AC/CD/CDPRT-CCPVZ/006
Title type
Atribuído
Date range
1976-01-01 Date is uncertain to 1977-11-23 Date is uncertain
Dimension and support
297 x 210 mm ou 336 x 225 mm [cada ficha]; papel
Extents
12 Maços
Biography or history
Recenseamento geral dos desalojados para receberem bens e/ou géneros (ex: cobertores e alimentos), depois de atestada a residência na freguesia.

Apresenta uma parte de identificação geral pessoal, outra do agregado familiar e outra parte onde se faz prova de residência na freguesia com a assinatura e carimbo de 2 comerciantes da área.
Scope and content
Coleção de fichas gerais de identificação de desalojados recenseados e/ou residentes no concelho da Póvoa de Varzim. Contém: fotografias identificativas (maioria).

Regista: nome, estado civil, idade, data de nascimento, local de nascimento (freguesia, concelho e distrito), número do bilhete de identidade e arquivo de identificação, ex-colónia, morada antiga, número da guia de desembarque ou número do bilhete de passagem, data de chegada a Portugal, anos de Ultramar, profissão que exercia, antigo local de trabalho, filiação, profissão atual, local de trabalho atual, passaporte, carta de condução e categoria de veículos, residência atual, número de telefone, nome do cônjuge, assinatura [da pessoa], informações específicas sobre o agregado familiar (nome, idade, parentesco, profissão e naturalidade), observações, local, data e rubrica do Agente responsável pela recolha da informação.

As primeiras fichas incluiam ainda o elemento de informação: onde cumpriu o serviço militar, posto e especialidade (em vez dos seguintes dados: profissão que exercia e antigo local de trabalho).

Inclui [no início da folha]: número do processo de inscrição na Comissão Concelhia correspondente. Algumas fichas incluem os seguintes elementos de informação: número do cartão do IARN e/ou número de recenseamento.

Algumas fichas podem conter em anexo cartões de Assistência do "Centro de Apoio aos Retornados do Ultramar" (CARU) do respetivo concelho, com os seguintes elementos informativos: [frente] nome, proveniência, data de emissão, número de processo, número de elementos do agregado familiar; [interior] entidade que assistiu, data, tipo de auxílio, rubrica; [verso] observações.

Uma ínfima parte das fichas poderá conter uma ficha de registo de recenseamento na Comissão da Póvoa de Varzim, com praticamente todos os elementos de informação presentes nas fichas de identificação.
Arrangement
As fichas encontram-se ordenadas numericamente, pelo número do processo de inscrição na Comissão Concelhia. Apresentam-se por ordem crescente sequencial, mas existem lacunas númericas.
Language of the material
por (português)
Physical characteristics and technical requirements
Regular
Notes
» Elemento de informação "sistema de organização": ao nível descritivo da unidade de instalação estão assinalados os números extremos das fichas existentes em cada maço, não se apresentando cada uma das lacunas númericas presentes em cada um deles.



» Elemento de informação "estado de conservação": algumas fichas apresentam as bordas das folhas com alguns rasgões e a necessitar de planificação (especial atenção à caixa J/39/5/3-13).
Creation date
15/02/2018 15:09:37
Last modification
21/08/2019 15:32:08