Convento de São Simão da Junqueira - Vila do Conde

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/MON/CVSSJVCD
Title type
Formal
Date range
1551-07-12 Date is certain to 1833-07-29 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
55 Livros
1 Capilhas
5 Folhas
Biography or history
O Mosteiro de São Simão da Junqueira era masculino, foi sede da freguesia de São Simão, situava-se entre os rios Ave e Leste, no concelho de Vila do Conde, e comarca de Vermoim e Faria. Pertenceu aos Cónegos Regulares de Santo Agostinho, esteve sujeito ao arcebispo de Braga até ser unido à Congregação de Santa Cruz de Coimbra.

De fundação muito antiga, terá sido reconstruído e restaurado antes de 1082 por D. Arias, arcediago de Braga, com a invocação de São Simão e São Judas Tadeu. Desde a fundação do mosteiro e até pelo menos ao ano de 1109, o mosteiro foi dúplice. Terá adoptado a Regra de Santo Agostinho.

Em 1181, o mosteiro recebeu carta do couto de D. Afonso Henriques. O património do mosteiro foi sendo enrequecido mediante doações dos seus patronos que, originalmente, pertenciam à família da Maia, uma das mais poderosas da região. Depois, esta protecção passou a ser exercida pela família dos de Cunha.

Durante longo período do século XVI esteve em poder de comendatários, passando, em 1595, a mosteiro reformado de Santa Cruz de Coimbra. Foi unido a outros mosteiros: em 1506 ao de Santa Maria do Carvoeiro, no termo e antiga comarca de Barcelos; nos princípios do século XVII ao de São Salvador de Moreira da Maia e em 1630 ao de São Teotónio de Viana. Foi extinto em 1770 com outros mosteiros da mesma Ordem e com eles unido ao Convento de Mafra. A partir de 1795, os gerais da Congregação tinham a administração das suas rendas, administração cujo termo os livros do cartório fixam no Verão do ano de 1833. Prevê-se que nesta data tenha passado, então, para a posse do Estado.
Geographic name
São Simão de Junqueira - Vila do Conde
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro)
Custodial history
Para a data da anexação de São Simão da Junqueira a Santa Cruz de Coimbra, ver a introdução desenvolvida do inventário do cartório de São Simão ui 0055, o qual tem juntos os índices alfabético e cronológico dos livros do mesmo cartório.
Acquisition information
Documentação transferida da Repartição de Finanças do Porto para este Arquivo, juntamente com os outros cartórios monásticos masculinos do distrito em 1934.
Scope and content
A documentação deste fundo abarca predominantemente duas grandes áreas funcionais: administração eclesiástica e gestão financeira. Contém registos referentes a prazos de propriedades do mosteiro, inventários dos cartórios dos mosteiros de São Simão da Junqueira, São Martinho do Crasto e Santa Maria de Vila Nova de Muía, tombos do património do Mosteiro, assentos dos capítulos do Convento, títulos da fundação que consitiam em doações ao Mosteiro do Couto de São Simão e das igrejas do seu padroado, e outros títulos antigos de bens do Mosteiro, títulos de previlégios, títulos do padroado que consistiam em confirmações de priores, provisões episcopais sobre a vigararia do Mosteiro, sentenças sobre dízimos e ofertas paroquiais, aforamentos, arrendamentos de dízimos e prazos, etc.

Contém igualmente registos de apegações de propriedades do Mosteiro, reconhecimentos de propriedades, recibo de foros, receita e despesa de rendas e assentos de visitas.
Arrangement
Ordenação cronológica
Access restrictions
Unidades arquivísticas de acesso condicionado devido ao estado de conservação
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o número e tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina.
Language of the material
Lat (latim), por (português).

Contém documentação em letra gótica
Physical characteristics and technical requirements
Documentação em estado regular
Other finding aid
DigitArq: base de dados de descrição arquivística

Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto o Guia do Arquivo que esteve em uso até 2005, cumulativamente com a descrição disponível através da aplicação de descrição arquivística Arqbase.
Related material
Fundo monástico "Convento de São Salvador de Moreira", PT/ADPRT/MON/CVSSMMAI - Arquivo Distrital do Porto

Fundo Monástico "Mosteiro de São Simão da Junqueira", PT/TT/MSSJ - Torre do Tombo

Mosteiro de Santa Cruz - Coimbra

Mosteiro de Santa Maria do Carvoeiro - Barcelos

Mosteiro de São Teotónio - Viana do Castelo

Convento de Mafra
Publication notes
SANTA MARIA, Nicolau de - Chronica da Ordem dos conegos Regrantes do Patriarcha S. Agostinho. Lisboa, 1668. RIBEIRO, João Pedro - Dissertações Chronologicas sobre a História da Jurisprudencia Ecclesiastica e Civil de Portugal. lisboa, Academia real das Sciencias de Lisboa, 1857-1896. 5 vol.
Creation date
14/06/2012 00:00:00
Last modification
15/03/2024 15:38:10