Cedência, produção e programação

Description level
Section Section
Reference code
PT/ADPRT/EMP/ANCA/C
Title type
Atribuído
Date range
1971-05-31 Date is certain to 2004-12-31 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
151 Maços
43 Capas
94 Capilhas
12 Pastas
223 Outros
Biography or history
A título de curiosidade, no primeiro ano de atividade do ANCA (outubro de 1980 a julho de 1981) foram realizados 379 espetáculos com um total de 59530 espetadores, entre espetáculos de bailado, cinema, teatro, música, ópera e circo.

De sala de acolhimento de espetáculos, a partir de final de 1998, o IPAE começou a gerir este espaço para colmatar a ausência de equipamentos culturais do Porto, criando uma plataforma que consolidou de forma gradual o trabalho das novas tendências das artes do espetáculo.

A integração do TeCA - Teatro Carlos Alberto no TNSJ, em 2003, representou o desenvolvimento de possibilidades, internas e externas, para esta sala de espetáculos: um teatro bem equipado e flexível, condições de sustentabilidade económica e de previsibilidade orçamental, uma equipa para poder alargar conceitos de programação e realizar atividades vocacionadas para a fidelização de públicos.

Assim atualmente, o TNSJ é uma sala vocacionada para a produção/ criação de espetáculos. O TeCA é uma sala mais pequena, vocacionada para o acolhimento de espetáculos programados.
Functions, ocupations and activities
A partir de 1999, a programação do ANCA ganhou corpo e ao longo desse ano passaram por aquele espaço quase todas as jovens estruturas e criadores de teatro e dança do Porto.

Para além disto, o ANCA acolheu ainda espetáculos vindos dos mais diversos pontos do país e desenvolveu uma pequena programação internacional, também ela no domínio do teatro e da dança. Foi também o ano em que o Auditório fomentou o aparecimento dos festivais Co-Lab e Faladura, ao mesmo tempo que continuava a ser palco dos tradicionais festivais da cidade: FantasPorto, FITEI, FIMP e PoNTI.

O ano 2000, foi o período em que o ANCA "extravasou do palco" para todos os espaços públicos do Teatro ocupando-os com performances, instalações e exposições, chamando para este espaço também o universo das Artes Visuais.

Paralelamente à sua atividade como casa de espetáculos, desenvolveu e mantém ainda, uma atividade de apoio às estruturas artísticas portuguesas que passa por: cedência de material técnico, apoio de pessoal qualificado, assistência na organização de projetos através da disponibilização de espaços de produção.
General context
Temporadas: setembro a julho.



Parcerias de grande impacto no ANCA:

FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica

FantasPorto - Festival Internacional de Cinema Fantástico do Porto

Festival PoNTI

FIMP - Festival Internacional de Marionetas do Porto



Exemplos de outras parcerias do ANCA:

DRAMAT

Festival Brrr - Festival de Live Art

Festival FalaDura - Festival Internacional de Palavras Ditas

Festival CoLab - Festival Internacional de Música Experimental/ Improvisada
Scope and content
Ao longo dos anos, o ANCA chegou a um conceito de programação que não se revê numa mera sucessão de eventos públicos, mas que constitui em "programa" de requalificação das práticas artísticas e do seu diálogo com a cidade, o país e os seus públicos.

Uma parte importante do esforço global de programação, vai para o desenho de percursos de formação, reflexão e desenvolvimento em atos de mecanismos de produção e exibição artística, particularmente os relativos às artes performativas.

No âmbito do acolhecimento, produção e programação de espetáculos e sua relação com o público, esta secção contém documentação relativa a cedência de espaço, criações, programas, projetos e parcerias de e com produtoras e artistas, que refletem a multidisciplinariedade deste espaço.
Creation date
07/05/2021 09:45:36
Last modification
27/09/2024 14:24:26