Functions, ocupations and activities
A partir de 1999, a programação do ANCA ganhou corpo e ao longo desse ano passaram por aquele espaço quase todas as jovens estruturas e criadores de teatro e dança do Porto.
Para além disto, o ANCA acolheu ainda espetáculos vindos dos mais diversos pontos do país e desenvolveu uma pequena programação internacional, também ela no domínio do teatro e da dança. Foi também o ano em que o Auditório fomentou o aparecimento dos festivais Co-Lab e Faladura, ao mesmo tempo que continuava a ser palco dos tradicionais festivais da cidade: FantasPorto, FITEI, FIMP e PoNTI.
O ano 2000, foi o período em que o ANCA "extravasou do palco" para todos os espaços públicos do Teatro ocupando-os com performances, instalações e exposições, chamando para este espaço também o universo das Artes Visuais.
Paralelamente à sua atividade como casa de espetáculos, desenvolveu e mantém ainda, uma atividade de apoio às estruturas artísticas portuguesas que passa por: cedência de material técnico, apoio de pessoal qualificado, assistência na organização de projetos através da disponibilização de espaços de produção.