Convento de São Martinho de Tibães - Braga

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/MON/CVSMTBRG
Title type
Formal
Date range
1675 Date is certain to 1783 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
1 Livros
2 Maços
29 Folhas
0,04 Metros lineares
Biography or history
O Mosteiro de São Martinho de Tibães, antiga Casa Mãe da Congregação Beneditina portuguesa, situa-se na região norte de Portugal, a 6 kms a noroeste de Braga, na freguesia de Mire de Tibães.

Propriedade do Estado Português e afecto ao Instituto Português do Património Arquitectónico/Ministério da Cultura está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1944 e encontra-se, desde 1994, protegido por uma Zona Especial de Protecção. O cruzeiro do terreiro é Monumento Nacional desde 1910.

Mosteiro que provavelmente sucedeu ao de Padi ( freguesia junto a Tibães).

Fundado em finais do século X, inícios do XI, por uma família condal, foi reconstruído no último terço do século XI, por iniciativa de Paio Guterres da Silva, seu patrono, tranformando-se, com o apoio real e a concessão de cartas de couto, num dos mais ricos e poderosos mosteiros do Norte de Portugal.

Teve a sua carta de couto do conde D. Henrique em 1110 e já no reinado de Afonso Henriques recebeu mais duas cartas de imunidade para outros territórios dependentes do mosteiro nos concelhos de Guimarães e da Póvoa de Varzim.

Não se verificaram nenhumas tentativas de introduzir em Tibães os movimentos de reforma monástica que se faziam sentir, por estas datas, em Itália e em Espanha. O último abade perpétuo morreu em 1488, sendo então nomeado como comendatário o cardeal de Alpedrinha. Entre os anos de 1564 e 1565, no momento da visitação efectuada pelo beneditino espanhol Afonso Zorrilha, o mosteiro encontrava-se muito danificado e a comunidade desorganizada. Frei Afonso Zorrilha retomou a tarefa de reformar o mosteiro, restabeleceu a clausura e admitiu noviços, apesar da resistência de alguns monges.

Com o movimento da Reforma e o fim da crise religiosa dos séculos XIV a XVI, o Mosteiro de S. Martinho de Tibães assiste à fundação da Congregação de S. Bento de Portugal e do Brasil, torna-se Casa-Mãe de todos os mosteiros beneditinos e centro difusor de culturas e estéticas. A importância do Mosteiro de Tibães mede-se, também, pelo papel que desempenhou como autêntico "estaleiro-escola" de um conjunto de arquitectos, mestres pedreiros e carpinteiros, entalhadores, douradores, enxambradores, imaginários e escultores, cuja produção activa em todo o Noroeste peninsular ficou ligada ao melhor do que se fez na arte portuguesa dos séculos XVII e XVIII. E é no desempenho deste papel que o velho mosteiro românico vai ser sacrificado. Vastas campanhas de reconstrução e ampliação, de decoração e redecoração, que decorreram nos séculos XVII e XVIII e lhe deixaram marcas estilisticas diversas, do maneirismo tardio ao rocaille.

Foi encerrado com a extinção das ordens religiosas em Portugal, em 1833-1834, e os seus bens, móveis e imóveis, foram vendidos em hasta pública, processo que só terminará em 1864 com a compra do próprio edifício conventual.
Geographic name
Tibães - Braga
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro)
Acquisition information
Esta documentação veio transferida da Repartição de Finanças do Porto para este Arquivo, juntamente com os outros cartórios monásticos masculinos do distrito em 1934.
Scope and content
A documentação deste fundo abarca predominantemente duas grandes áreas funcionais: administração eclesiástica e gestão financeira. Contém registos referentes ao livro do recibo do Convento de Tibães, catálogo das igrejas da Congregação de S. Bento no Arcebispado de Braga.

Contém igualmente registos da jurisprudência monastica que consitem no "Capitolo Geral, que se celebrou no Mosteiro de S. Martinho de Tibaens aos 3 de Mayo de 1783", etc., conforme pode ler-se na sua 1.ª folha.
Arrangement
Ordenação cronológica
Access restrictions
Unidades arquivísticas de acesso condicionado devido ao estado de conservação
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o número e tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina.
Language of the material
Por (português)
Physical characteristics and technical requirements
Documentação em estado regular
Other finding aid
DigitArq: base de dados de descrição arquivística

Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto o Guia do Arquivo que esteve em uso até 2005, cumulativamente com a descrição disponível através da aplicação de descrição arquivística Arqbase.
Creation date
13/06/2012 00:00:00
Last modification
09/01/2024 11:35:23
Record not reviewed.