Congregação de Nossa Senhora da Conceição de Oliveira do Douro - Vila Nova de Gaia

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/MON/CNSCODVNG
Title type
Formal
Date range
1510-04-29 Date is certain to 1908-11-06 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
35 Livros
1 Maços
Biography or history
O projecto dos terceiros seculares de São Francisco do Porto, de construção de um hospital para os terceiros pobres e entrevados do bispado, cujo "compromisso" datava de 1678, coube ao cónego António Amaral Albuquerque, também professo da Terceira Regra de São Francisco do Porto, concretizá-lo no ano seguinte, de 1679, com alguns outros professos que se lhe juntaram. Doou para a sua fundação, além de tudo o que possuía, para seu assento, a quinta de Oliveira, junto ao rio Douro, onde tinha nascido e agora vivia em companhia de sua única irmã, viúva, D. Isabel de Albuquerque. A Congregação foi canonicamente instituída em 1682 com o nome de Congregação do Hospital de Nossa Senhora da Conceição da Ordem Terceira de São Francisco de Oliveira. A enfermaria da casa, estatutariamente exigida, destinava-se a recolher os "clérigos pobres, aleijados ou entrevados" do bispado. Data dos princípios do ano de 1833 o abandono deste convento pelos seus religiosos. Passou a partir de então para a posse do Estado.
Geographic name
Oliveira do Douro - Vila Nova de Gaia
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro)
Custodial history
O índice e sumário dos livros da fundação (ui 0001), dos títulos de isenção eclesiática (ui 0002), o Tomo III dos títulos encadernados do cartório (ui 0007), recibos de rendas (ui 0016), despesas e receitas das casas de Vilela de Ferraz (ui 0031) e despesas e receitas da Sacristia (ui 0032), são da autoria do Padre Teotónio José Maria Queirós, padre da mesma Congregação, o mesmo que escreveu a Crónica da Congregação (ui 0036 deste inventário).
Acquisition information
Documentação transferida da Repartição de Finanças do Porto para este Arquivo, juntamente com os outros cartórios monásticos masculinos do distrito em 1934.
Scope and content
Documentação diversificada contendo registos de estatutos, doações, testamentos e previlégios pontifícios, que consitiam em títulos de fundação.

Contém igualmente escrituras de tença, inventários dos cartórios, títulos de bens eclesiásticos, títulos de bens, sentenças, e ainda documentação relativa a contabilidade: receita, despesa, prazos, tombos, dívidas de foros e recibos de rendas.
Arrangement
Ordenação cronológica
Access restrictions
Unidades arquivísticas de acesso condicionado devido ao estado de conservação
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o número e tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina.
Language of the material
Lat (latim); por (português). Contém documentação em letra gótica
Physical characteristics and technical requirements
Documentação em estado regular
Other finding aid
DigitArq: base de dados de descrição arquivística

Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto o Guia do Arquivo e o Inventário dos Fundos Monásticos que estiveram em uso até 2005, cumulativamente com a descrição disponível através da aplicação de descrição arquivística Arqbase.
Related material
Governo Civil do Porto

PT/ADPRT/AC/GCPRT (livro 33)
Creation date
12/06/2012 00:00:00
Last modification
13/03/2024 10:57:18