Casa Agrícola Bento Rodrigues de Sousa

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/FAM/BRS
Title type
Atribuído
Date range
1934 Date is certain to 1973 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
40 Macetes
1 Metros lineares
Biography or history
Bento Rodrigues de Sousa, 1.º Barão de Rio Ave nasceu em 1852 e morreu em 1931. Este título foi criado por D. Carlos I, Rei de Portugal por decreto de 13-12-1892, a seu favor.

Casou em 1862 com Albina Ramos de Campos Amorim de quem teve quatro filhos (Inês de Sousa Amorim, Bento de Sousa Amorim, Joaquim de Sousa Amorim e Olinda de Sousa Amorim).

A Casa de Lavoura do Barão de Rio Ave é constituída por muitas construções que remontam a finais do Século XIX. Foi mandada construir por José Bento Rodrigues de Sousa, brasileiro de torna viagem (filho de Manuel Rodrigues de Sousa e Ana Rosa Azevedo), no limite sul das terras de seu pai. À morte de José Bento de Sousa, o irmão Bento Rodrigues de Sousa, residente no Brasil, recebe o imóvel como herança. Ao regressar a Portugal, em 1882, adquire mais propriedades, expandindo o seu domínio. Foi um proprietário rural, lavrador e capitalista.

Em 1931, Bento de Sousa Amorim (filho de Bento Rodrigues de Sousa) herda a Quinta de Castro e incia a remodelação do palacete e a organização da exploração da quinta, incrementando a vinha e, implicitamente a produção e exportação do vinho. Herda de seu pai o gosto pela lavoura. Homem do Estado Novo tornou-se um defensor da integridade concelhia que defendeu enquanto presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde. Delegou a coordenação da exploração agrícola da quinta a um feitor.

Em 1967 é vendida a quinta ao Estado com o objectivo de se desenvolver uma instituição agrícola oficial. Do conjunto, ficou o assento de lavoura para o Museu e Arquivo Histórico do Entre Douro e Minho e área de exploração para a Estação de Hortofloricultura e a Pecuária.
Geographic name
Vairão; Vila do Conde
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro).
Acquisition information
Doação de Inês Maria Chambers de Sousa Amorim, em 2 de Novembro de 2005.
Scope and content
Recibos de foros referentes à Casa Agricola Bento Rodrigues de Sousa.
Arrangement
Ordenação cronológica.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o número e tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina.
Physical characteristics and technical requirements
Bom
Other finding aid
Digitarq: base de dados de descrição arquivística
Creation date
01/11/2011 00:00:00
Last modification
08/01/2024 12:39:19