Sociedade Manuel Pinto de Azevedo

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/EMP/SMPA
Title type
Atribuído
Date range
1919-05-22 Date is uncertain to 1972-09-05 Date is uncertain
Dimension and support
Papel
Extents
55 Metros lineares
Biography or history
Pouco ainda podemos dizer acerca da Fábrica de Tecidos Alliança, Lda. com sede no lugar da Giesta – Rio Tinto concelho de Gondomar. Esta Fábrica foi em 1949 aberta a outros sócios tornando-se na Sociedade Manuel Pinto de Azevedo, S.A.R.L.

Pela documentação analisada parece-nos que a fundação desta fábrica teve lugar em 1914.

Os sócios gerentes desta fábrica eram Manuel Pinto de Azevedo pai e Manuel Pinto de Azevedo Júnior (filho) enquanto d. Laura Alves Viana de Azevedo era apenas sócia e representavam os três a totalidade do capital, isto pelo menos nos anos 40 do séc. XX.

Numa das actas de Dezembro de 1949 tudo leva a crer que esta sociedade foi dissolvida nesse ano e criada uma nova Sociedade.

Destacamos a pessoa de um dos sócios gerentes - Manuel Pinto de Azevedo Júnior - que aparece ao lado de seu pai e sua mãe, como sócio da Fábrica de Tecidos Aliança. É ele que em 15 de Setembro de 1936 assume também a direcção do do periódico "Primeiro de Janeiro" sendo relevante o seu papel até 1978, data da sua morte.

No mesmo local apareceu também documentação da Empresa do Tâmega que ao que tudo indica tinha participação total ou parcial de Manuel Pinto de Azevedo.

Da “Sociedade Manuel Pinto de Azevedo S.A.R.L.” aparece-nos também alguma documentação como por exemplo um índice de “Devedores e Credores”.

Segundo documentação do antigo Ministério da Economia - Serviços do Conselho Técnico Corporativo, a Sociedade Manuel Pinto de Azevedo S.A.R.L. iniciou a sua actividade no dia 3 de Janeiro de 1949, matriculando-se no Registo Comercial a 25 desse mês e aparece classificada na Matriz Industrial como "Algodão - Fábrica de fiação e tecelagem".
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro)
Custodial history
No dia dez de Julho de dois mil e sete, o Arquivo Distrital do Porto foi contactado pelo Gabinete de Arquitectura Adriana Floret, na pessoa do seu colaborador Dr. David Afonso, dando conta da existência de documentação da antiga Sociedade Manuel Pinto de Azevedo (Fábrica de Tecidos Aliança e, Empresa do Tâmega), em edifício bastante degradado que seria remodelado em breve.

Foi referido que a documentação que se encontrava no interior do edifício não interessava ao proprietário do imóvel e como tal seria entregue, de bom grado, ao ADP ou a outra entidade.

O edifício a que nos reportamos, situado na Rua António Carneiro nº 373 a 389, foi em tempos creche, refeitório e balneário da antiga Sociedade Manuel Pinto de Azevedo.

O Arquivo Distrital do Porto manifestou interesse na documentação em causa e foi agendada uma visita ao local.

A visita realizou-se no dia dezanove de Julho pelas 11h00, com a presença do representante do Gabinete de Arquitectura Adriana Floret que fará a intervenção no imóvel, e de representantes do Arquivo Distrital do Porto.

Saliente-se que os fundos documentais em causa, nos pareceram desde logo relevantes para a história empresarial regional, não se colocando de parte que possa ser ainda mais abrangente. Posteriormente tivemos conhecimento que o Museu da Ciência e Industria do Porto também tem documentação relacionada.

Reunidas algumas condições essenciais iniciamos o processo de transferência que se efectivou em 7 de Novembro de 2007.
Acquisition information
Doação
Scope and content
De acordo com as áreas funcionais e actividade da Fabrica de Tecidos Aliança foram identificados alguns documentos como:

Actas

Agendas

Amostras de ensaios de tecidos

Copiadores de correspondência

Circulares

Diários

Livros de Caixa

Livros “Memorial”

Facturas

Recibos

Declarações de recibos

Mapas de férias

Folhas de descontos para a segurança social

Folhas de descontos para sindicatos

Processo organizados por fornecedores

Estudos técnicos

Índices de fornecedores

Livros de razão

Balanços e balancetes

Borrão

Guias de remessa e encomenda
Arrangement
Classificação orgânico-funcional e oedenação cronológica
Conditions governing use
Reprodução sujeita a restrições atendendo ao número, tipo de documentos, estado de conservação e o fim a que se destina
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
DigitArq : base de dados de descrição arquivística
Related material
Portugal, Museu da Ciência e Industria - documentação que completa o fundo

Caixa Sindical de Previdência do Pessoal da Industria Têxtil
Creation date
16/01/2013 00:00:00
Last modification
08/01/2024 12:35:16
Record not reviewed.