Sociedade Industrial de Mindelo

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/EMP/SIM
Title type
Formal
Date range
1942-06-02 Date is uncertain to 1997-04-30 Date is uncertain
Dimension and support
224 m.l.; papel.
Extents
225 Livros
7 Megabyte
2777 Terabyte
9 Capilhas
139 Caixas
6 Outros
82 Folhas
224 Metros lineares
Biography or history
A Sociedade Industrial de Mindelo (SIM) foi constituída por escritura de 28 de Setembro de 1949, sendo inaugurada oficialmente em 27 de Maio de 1951. Fundada por Delfim Ferreira, veio trazer à região progresso industrial e desenvolvimento económico, assim como oferta de trabalho para os habitantes locais.

Um dos factores que levou ao seu sucesso imediato foi o facto de a SIM ter sido um dos maiores fornecedores de tecidos para as fardas do Exército Português. No entanto, com o final da guerra colonial a empresa atravessa uma enorme crise financeira, vendo-se obrigada a direccionar a sua produção para novos mercados.

Em 1971 as instalações ocupavam uma área de cerca de 30.000 m2, e empregava cerca de 1000 pessoas, ultrapassando mais tarde as 1300 (UI 0030). Desde muito cedo adopta uma política de vanguarda tecnológica, competindo a par da produção europeia, nomeadamente, na produção de tecidos de sarja e de tecidos para camisas e gabardinas.

Atenta ao apoio social, disponibilizou aos funcionários assistência médica e social, uma cantina, assim como a instrução primária oferecida aos seus colaboradores.

Embora fossem efectuados esforços para vingar em novas áreas, a concorrência de outras empresas aliada ao agravamento de custos de mão-de-obra, aos aumentos dos custos com o financiamento bancário, ao absentismo dos trabalhadores, onde em média faltavam cerca de 140 pessoas por dia (UI 0842), leva à necessidade de realizar uma tentativa de saneamento financeiro, em 1987. Contudo este processo não foi suficiente para levar a empresa a bom porto, existindo a necessidade de efectivar uma revisão e renegociar o contrato de saneamento, com o objectivo encontrar uma solução para o estado financeiro em que a empresa se encontrava (UI 1298).

Apesar de todos os esforços de recuperação da organização, esta entra em processo de falência em 1993, tendo dado oficialmente entrada no 2.º Juízo do Tribunal de Comércio de Vila Nova de Gaia em 20 de Setembro de 1999 o respectivo pedido. Por sentença de 4 de Abril de 2000 foi decretada a falência da Sociedade Industrial de Mindelo.

Legal status
A comunicabilidade dos documentos, está sujeita à legislação que rege o regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro) e a legislação mais específica de acordo com os casos.
Custodial history
Este fundo documental esteve à guarda do Centro de Memória da Câmara Municipal de Vila do Conde, sob responsabilidade do Gabinete de Arqueologia municipal. A sua incorporação neste Centro surge no decorrer de um projecto, iniciado em 2005, de estudo e inventariação do património industrial de Vila do Conde. Devido à limitação temporal e tendo em conta que as fábricas já tinham sido desmanteladas, e numa perspectiva de proteger a documentação, a recolha no local teve de ser forçosamente acelerada, não tendo sido possível ao Gabinete de Arqueologia realizar a necessária avaliação e selecção da documentação.

Dadas as vicissitudes de todo o processo relativas à sua recolha, ao tempo em que a documentação esteve à guarda do Centro de Memória, assim como, ao seu transporte, a documentação sofreu nocividades estruturais, o que originou alguma descontextualização do seu estado original.
Acquisition information
Doação efectuada pela Câmara Municipal de Vila do Conde ao ADP em 26 de Maio de 2010.
Scope and content
Documentação referente às actividades da Sociedade Industrial de Mindelo, predominantemente dos anos 80 e 90. Fundo constituído maioritariamente por documentos e registos de natureza financeira, contabilística, técnica (incl. catálogos e amostras de tecidos produzidos, estudos de desenvolvimento industrial, e registos de controlo de qualidade), e de gestão de pessoal. Inclui documentos gráficos (plantas, desenhos e projectos, relativos a edifícios e maquinaria). Não inclui actas de direcção. Engloba documentação de subfundos, relativa a sociedades detidas e geridas pela SIM.
Arrangement
Classificação orgânica e funcional. Ordenação maioritariamente cronológica; também alfabética, numérica e por assuntos.
Access restrictions
Unidades arquivísticas de acesso condicionado devido ao estado de conservação

Conditions governing use
Reprodução sujeita a restrições atendendo, ao número, tipo de documentos, estado de conservação e o fim a que se destina.
Language of the material
Documentação maioritariamente em Por (português); alguma documentação em Inglês, Francês, Alemão, Italiano e Espanhol; residualmente também em Sueco, Russo, Polaco e Checo.
Physical characteristics and technical requirements
Documentação em estado regular
Other finding aid
DigitArq: base de dados de descrição arquivística

Creation date
26/06/2012 00:00:00
Last modification
08/01/2024 12:19:55
Record not reviewed.