Colecção Documentos das Artes Cénicas

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/ADPRT/COL/CDAC
Title type
Atribuído
Date range
1774 Date is certain to 1961 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
1681 Livros
9 Macetes
82 Capilhas
3 Outros
45933 Páginas
79 Folhas
Biography or history
José Vitorino Ribeiro (1857-1940) era natural do Porto, filho de um 'armador de funerais', e nasceu no seio de uma família ligada às artes. Era irmão de Joaquim Vitorino Ribeiro (1849-1928), conservador, professor, coleccionador e pintor, autor do quadro intitulado “Mártir Cristão” integrado na colecção do Museu Nacional Soares do Reis, e tio de Pedro Vitorino Ribeiro (1882-1944) médico, radiologista, historiador, arqueólogo, etnógrafo e crítico de arte, um dos primeiros portugueses a utilizar a radiografia de obras de arte como processo de validação de autenticidade. José Vitorino Ribeiro acabou por se radicar em Lisboa, onde exerceu as actividades profissionais de ‘revisor de primeira’ na Imprensa Nacional, e tipógrafo. Foi coleccionador sobretudo de livros mas não só. Bibliófilo, camilianista e leitor compulsivo, reuniu ao longo da vida uma considerável colecção de livros e documentos avulsos, hábito que lhe valeu a alcunha de ‘O Formiguinha’.
Geographic name
Lisboa e Porto
Custodial history
A colecção foi, na sua maior parte, reunida por José Vitorino Ribeiro.

Este espólio, composto maioritariamente por argumentos, cartazes, programas e postais ligados às artes de palco, como o teatro e a ópera, foi continuado e acrescentado, após a sua morte, por Luís César de Lemos (1890- ---) seu genro que, como empresário teatral, partilhava do gosto do sogro pelas artes cénicas.

A colecção foi posteriormente entregue aos herdeiros de José Vitorino Ribeiro: Maria Branca Ribeiro de Lemos, Maria Luísa Ribeiro de Lemos, Maria Isilda Ribeiro Vieira e Jorge Antelmo Ribeiro Vieira.

Após a doação ao ADP, a colecção recebeu tratamento técnico arquivístico e foi parcialmente disponibilizada para consulta remota (através de reprodução digital), entre Janeiro e Agosto de 2011. Este projecto foi co-financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, através do concurso "Recuperação, tratamento e organização de acervos documentais" (edição de 2010).
Acquisition information
Doações efectuadas por Maria Branca Ribeiro de Lemos, em seu nome e em representação de Maria Luísa Ribeiro de Lemos, Maria Isilda Ribeiro Vieira, e também em memória de Jorge Antelmo Ribeiro Vieira, ao Arquivo Distrital do Porto, em 18 de Julho de 2005 e em 4 de Agosto de 2011.
Scope and content
O fundo documental “CDAC” é constituído por uma colecção de textos dramáticos e documentos associados, como programas de espectáculo, cartazes e imagens relativas às artes cénicas, na sua maioria de carácter nacional, complementada por um número significativo de clássicos de ópera e teatro de autores estrangeiros.

A cronologia desta colecção situa-se entre 1774 e 1961, com particular destaque para a profusão de textos de teatro de revista, opereta, mágicas e fantasias, editados e representados durante o período que abrange a I República, nas principais salas de espectáculo de Lisboa e do Porto.

A colecção possui na sua composição um vasto conjunto de monografias e folhetins impressos de textos dramáticos de autores portugueses, programas dos respectivos espectáculos e temporadas de várias companhias de teatro da capital, edições de textos dramáticos portugueses publicados e representados no Brasil, cartazes relativos às actuações, almanaques teatrais e outra documentação referente às artes de palco. Comporta géneros teatrais bastantes variados, dispostos em secções, desde argumentos de ópera e bailado, dramas, paródias, farsas, vaudevilles, zarzuelas, mágicas e fantasias, autos, cançonetas, fados e literatura de teatro, incidindo nas publicações dos quadros mais representados e ovacionados em salas de espectáculo nacionais de opereta e teatro de revista, marcada também pela raridade de alguns dos documentos aqui presentes, agora disponíveis ao público.

Este acervo documental possui, como informação adicional aos textos dramáticos, programas relativos às representações efectuadas e respectivas companhias produtoras, cartazes, imagens e recortes de jornais relativos a estreias e a eventos significativos dentro da cronologia visada, em salas de espectáculo nacionais, contendo também, alguns documentos relativos a temporadas cinematográficas em algumas salas de espectáculo portuguesas.

A colecção está assim complementada pelas informações provenientes dos recortes de jornais concernentes a estreias e reposições de espectáculos, críticas teatrais e notícias respeitantes a outros acontecimentos nacionais de carácter artístico ou cultural como festas de caridade ou récitas de beneficência, juntando-se ainda, um vasto espólio de imagens cénicas organizadas em álbuns.
Arrangement
À data da doação, a maior parte da documentação estava organizada em capilhas seguindo um critério temático. A colecção foi re-organizada de forma sistemática no ADP, em secções arquivísticas que correspondem a géneros dramáticos, ou a documentação de natureza não dramática, Cada secção está organizada em séries arquivísticas, correspondentes a tipologias documentais (libretos e argumentos, programas, cartazes, etc.).
Access restrictions
Documentos sem restrições de acesso. A comunicabilidade dos documentos, está sujeita à legislação que rege o regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro) e a legislação mais específica de acordo com os casos.
Conditions governing use
Reprodução passível de restrições atendendo ao estado de conservação e características físicas dos documentos.
Language of the material
Por (português), fre (francês), ita (italiano)
Physical characteristics and technical requirements
Documentação maioritariamente impressa em estado regular/bom, inclui alguns documentos em estado frágil ou muito frágil. A colecção está parcialmente disponível para consulta remota através de cópias de consulta digitais.
Other finding aid
Digitarq: base de dados de descrição arquivística
Notes
Bibliografia:

- BASTOS, António Sousa, 1844–1911 – Dicionário do Teatro Português. Lisboa: Libânio da Silva, 1908.

- OLIVEIRA, Gonçalo Antunes de - A república foi ao teatro. In: O Teatro de Revista no surgimento da Primeira República em Portugal. Lisboa: Museu Nacional do Teatro, 2010.

- PAVIS, Patrice - Dicionário de Teatro. [Rio de Janeiro]: Editora Perspectiva, 1999.
Creation date
29/09/2011 00:00:00
Last modification
27/03/2024 13:16:56