Antão Santos da Cunha

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/PSS/ASC
Title type
Atribuído
Date range
1945-10-21 Date is uncertain to 1974-04-27 Date is uncertain
Dimension and support
Papel
Extents
1 Maços
1202 Folhas
7 Livros
6 Macetes
339 Outros
Biography or history
Antão Santos da Cunha, foi um advogado, político e empresário Português. Nasceu em Braga em 1 de junho de 1914 e faleceu no Porto em 25 de Fevereiro de 1971. Completou os estudos liceais em Braga no Liceu Sá de Miranda tendo depois ingressado na Faculdade de Direito na Universidade de Coimbra, terminando o curso em 1936, com média final de 16 valores.

Faz um estágio profissional em Braga em escritório de advogado, após o que vai para Lisboa estagiar no Instituto Nacional do Trabalho e Providência, onde ingressa como Sub-Delegado (1937), sendo colocado na cidade do Porto. Ao fim de 3 meses assume a Delegação do Instituto na Covilhã, onde permanecerá durante 7 anos.

Em 1944 é nomeado Juiz do Tribunal de Trabalho em Vila Real, onde exerce o cargo por um periodo de 6 meses, após o que é convidado para o cargo de Governador Civil de Castelo Branco, assumindo também o cargo de Delegado do Comissariado de Desemprego de Castelo Branco. Dai transita para o Porto para exercer o cargo de Subdiretor da Polícia Judiciária (1946), sendo seguidamente nomeado para Governador Civil do Porto (1947), onde permanece até fevereiro de 1950. Assume a Presidência do Concelho de Administração dos Portos do Douro e de Leixões entre 1950 e 1968 ao mesmo tempo que se dedica ao exercício da advocacia, especializando-se em Direito Comercial e das Empresas. No inicio de 1968 é nomeado para o concelho de Administração do banco Borges & Irmão, S.A., onde permanece até à sua morte.

Exerceu funções como deputado na Assembleia Nacional, por Braga desde 1949, depois pelo Porto e novamente por Braga desde 1969.

No seu percurso importa ainda mencionar atividades como: Diretor do Centro Académico de Coimbra, Alferes Miliciano de Infantaria, Comandante de Terço da Legião Portuguesa, Oficial da Ordem Militar de Cristo , e Cruz de Mérito Naval de Espanha.
Geographic name
Porto, Braga, Lisboa
Custodial history
Após a morte do produtor, a documentação foi conservada pela família. Uma parte do arquivo pessoal foi doada ao Arquivo Distrital de Castelo Branco.
Acquisition information
Doação feita ao ADP em 28 de Abril de 2009 por Pedro Santos da Cunha (filho do autor).
Scope and content
Documentação pessoal de Antão Santos da Cunha, reunida no âmbito do exercício de cargos públicos (Governador Civil do Porto, deputado à Assembleia Nacional): minutas, correspondência, processos temáticos, processos de recortes de periódicos, fotografias.
Arrangement
Ordenação cronológica
Language of the material
Por (português)
Physical characteristics and technical requirements
Regular e Bom
Other finding aid
DigitArq: base de dados de descrição arquivística
Notes
Bibliografia sobre a parcela do arquivo pessoal de ASC que se encontra no AD Castelo Branco (PT/ADCB/PSS/APASC):

FERREIRA, Marleny Fátima dos Santos - O arquivo de Antão Santos da Cunha: o percurso, a organização e a disponibilização de uma fracção da sua documentação pessoal. Dissertação de mestrado apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Coimbra: FLUC, 2012. https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream/10316/21679/1/Dissertação-MarlenyFerreira.pdf
Creation date
06/11/2014 14:27:35
Last modification
09/01/2024 12:48:11