Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Arquivo Distrital do Porto
SIMPLE SEARCH
ADVANCED SEARCH
FINDING AIDS
ONLINE SERVICES
HELP
Javascript is not enabled
PSS/JDR
José Duarte Reis
1878-05-04/1896-07-27
0001
Curiosidades; ou apontamentos de várias épocas; colecionados por José Duarte Reis
1883-09/1883-09
0002
Esboço biográfico de José Duarte Reis
1878-05-04/1896-07-27
José Duarte Reis
Description level
Fonds
Reference code
PT/ADPRT/PSS/JDR
Title type
Formal
Date range
1878-05-04
to
1896-07-27
Dimension and support
Papel ; dois livros encadernados em papel cartão, contendo registos manuscritos.
Extents
2 Livros
498 Páginas
Biography or history
José Duarte Reis nasceu no dia 26 de Dezembro de 1811 em Valongo. Com tenra idade foi trabalhar como operário numa fábrica de tecelagem, em Campanhã. Homem de convicções liberais, exerceu funções de comissário de polícia durante o Cerco do Porto e, já no final desta campanha, constituiu e comandou um batalhão móvel de voluntários. Depois da guerra foi eleito regedor da paróquia de S. Ildefonso e filiado na corrente setembrista, participou de mesas de voto. Na Revolução de Setembro, participou na organização de um Batalhão de Artistas Voluntários, no qual ficou a comandar uma companhia. Durante o Cabralismo (época "de punhal e cacete", nas suas palavras) foi agente dos irmãos Passos (principalmente José Passos) e sofreu perseguições e violências diversas. Esteve envolvido na tentativa de revolução de 1844, à qual Costa Cabral resistiu. Participou activamente nos agitados acontecimentos políticos de 1846, que culminaram na guerra civil designada Patuleia (comandando uma companhia do 1º Batalhão de Artistas, integrado nas forças da Junta do Porto). Durante um episódio dessa guerra, comandou um sector da defesa da cidade do Porto (entre a igreja do Bonfim e o largo da Aguardente, actual praça do Marquês de Pombal) contra as forças do barão (o autor designado-o "conde") do Casal, que ameaçavam atacar a cidade. Nessa ocasião, teve momentaneamente sob as suas ordens tanto Passos Manuel, como José do Telhado. Em Março de 1847 foi nomeado pela Junta do Porto no cargo de administrador do concelho de Valongo, que desempenhou até extinção da Junta. Finda a guerra, regressaram as perseguições políticas aos setembristas, que o autor descreve com detalhe (freguesias de Bonfim e Campanhã). Participou na vida política local (nomeadamente na organização de eleições) até ao falecimento de Pinto Bessa (1878). Faleceu após Setembro de 1883.
Custodial history
Os livros conservaram-se na posse da família. Mais tarde foram oferecidos à família de Maria Teresa Monteverde Plantier Saraiva.
Acquisition information
Doação feita por Maria Teresa Monteverde Plantier Saraiva ao Estado Português, através do ADP, em 11 de Dezembro de 2014.
Scope and content
Registos manuscritos de natureza memorialística.
Arrangement
Ordenação cronológica
Access restrictions
A comunicabilidade dos documentos, está sujeita à legislação que rege o regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro) e a legislação mais específica de acordo com os casos
Language of the material
Por (português)
Physical characteristics and technical requirements
Estado regular
Other finding aid
DigitArq: base de dados de descrição arquivística
Publication notes
Creation date
06/01/2015 12:43:03
Last modification
09/01/2024 13:08:13
Add to my list
© 2013 - Arquivo Distrital do Porto |
info@adporto.dglab.gov.pt
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled