Banco do Minho

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/EMP/BM
Title type
Formal
Date range
1864-04-04 Date is certain to 1940-12-31 Date is uncertain
Dimension and support
Papel
Extents
556 Livros
86 Maços
58 Macetes
13 Pastas
2 Caixas
3476 Páginas
23112 Folhas
102 Metros lineares
Biography or history
O Banco do Minho (BM) foi instituído por carta de lei de 14 de Abril de 1864, com sede em Braga, e iniciou a sua actividade em Junho de 1865. Os estatutos foram aprovados na Assembleia Geral de 14 de Abril de 1864, tendo sido reformados em 1891, 1912, 1918 e 1928. O capital inicial foi de 600 contos de réis, elevado a 1200 contos de réis em 1918. Sediado inicialmente na R. de S. João, 15, em Braga, passou a ter sede própria, construída entre 1873 e 1877, na Rua do Teatro daquela cidade. Possuiu uma agência em Guimarães e filiais no Porto e em Lisboa. Sobreviveu às crises do sector ocorridas no final do séc. XIX, tendo aceitado a priori uma proposta de fusão com o Banco Comercial de Braga, do qual era credor, que não se viria a concretizar, tendo aquele banco falido pouco depois. A partir de 1918, desenvolve uma estratégia de participação em empresas industriais, comerciais e financeiras. Entre as empresas não financeiras contam-se a Companhia Fabril do Minho, a Companhia das Águas do Gerês, a Companhia Metalúrgica do Norte e a Perfumaria Confiança. Foi accionista maioritário da Sociedade Bancária do Minho, criada em 24 de Maio de 1924, em S. Paulo, no Brasil, destinada a servir de agência local do banco e a ter actividade própria. Apesar de um início de actividade promissor, a situação financeira desta sociedade derrapou e acabou por ser liquidada em 1927. Em 1926, algumas das empresas em que o Banco do Minho tinha participação apresentam prejuízos e em 1927 os dividendos desta instituição são bastante reduzidos. A situação económica e financeira agravou-se nos anos seguintes. Em 21 de Outubro de 1930 é nomeada uma Comissão Administrativa para gerir o Banco do Minho. Na sequência do relatório desta comissão, datado de 14 de Abril de 1931, é decretada a liquidação do banco. A Comissão Liquidatária nomeada pelo Estado encerrou actividades em 31 de Dezembro de 1939.
Geographic name
Braga, Guimarães, Porto, Lisboa, S. Paulo (Brasil).
Legal status
A comunicabilidade dos documentos, está sujeita à legislação que rege o regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro) e a legislação mais específica de acordo com os casos
Custodial history
Após o encerramento de actividades a documentação foi enviada para a Delegação no Porto da Inspecção do Crédito Bancário e posteriormente remetida aos Serviços do Ministério das Finanças. Em 1987, a Direcção de Finanças do Distrito do Porto, transferiu a documentação para o Arquivo Distrital do Porto na sequência do Despacho da Secretária do estado da Cultura de 28 de Outubro de 1987. De salientar que a documentação deste fundo sofreu uma parcial destruição, devido a incúria e abandono o que afecta a sua integridade.
Acquisition information
Transferência da Direcção de Finanças do Distrito do Porto em 1987.
Scope and content
Documentação relativa a actividade do Banco destacando-se, correspondência, actas, estatutos relatórios de exercício e de conta, balancetes, inventários, balanços, contas com dependências e correspondentes no estrangeiro, informação sobre correspondentes, acções e outros títulos, contas correntes, depósitos a prazo, depósitos à ordem e a prazo, depósitos noutras instituições bancárias, registos de títulos descontáveis a receber, cartas de responsabilidade, contas correntes caucionadas, garantias e avais, aberturas de crédito, devedores e credores gerais, índices, diário, razão, caixa, memoriais, relação de credores, cheques, processos de liquidação etc. A salientar a documentação que diz respeito às filiais de Lisboa e Porto, assim como à agência de Guimarães.
Subject
Porto (cidade)
Braga
Guimarães
Lisboa
S. Paulo (Brasil)
bancária
Banco do Minho
Banco Comercial de Braga
Companhia Fabril do Minho
Companhia das Águas do Gerês
Companhia Metalúrgica do Norte
Perfumaria Confiança
Sociedade Bancária do Minho
Banco do Noroeste de S. Paulo
Arrangement
Classificação orgânico-funcional e ordenação cronológica



Access restrictions
Unidades arquivísticas de acesso condicionado, devido ao estado de conservação
Conditions governing use
Reprodução sujeita a restrições atendendo, ao número, tipo de documentos, estado de conservação e o fim a que se destina
Language of the material
Por (português)
Physical characteristics and technical requirements
Regular.
Other finding aid
DigitArq: base de dados de descrição arquivística

Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto, o Guia do Arquivo que esteve em uso até 2005.
Creation date
16/05/2012 00:00:00
Last modification
08/01/2024 11:53:55