Arquivo Pessoal de Eça de Queirós

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/PSS/APEQ
Title type
Atribuído
Date range
1866-06-23 Date is certain to 1902-06-14 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
12 Páginas
149 Folhas
Custodial history
A documentação deste fundo (assim como a do fundo pessoal de António Eça de Queirós e o fundo da família/Condes de Resende) manteve-se na posse da família. Foi descrita e organizada em 1996 e 1997 pelo ADP, em resultado de protocolo estabelecido entre o ADP, a Fundação Eça de Queirós e o Inventário do Património Cultural. Em 2000 foi publicado pelo ADP um CD-Rom dedicado a Eça de Queirós (por ocasião do centenário do seu falecimento), baseado em materiais deste arquivo pessoal e familiar de Eça de Queirós. Esta documentação continua à guarda da Fundação Eça de Queirós, embora a sua descrição seja disponibilizada pelo ADP e DGLAB, através da aplicação Digitarq.
Acquisition information
A documentação não foi incorporada no ADP e encontra-se na Fundação Eça de Queirós (Tormes, Baião). Site da FEQ: www.feq.pt
Scope and content
Este núcleo documental é composto por documentos de carácter público e privado, acumulados e custodiados por Eça de Queirós ao longo da sua vida. Trata-se de um conjunto parcelar embora substancialmente significativo, já que na Biblioteca Nacional se encontra maioritariamente espólio literário de Eça.

É sobre a documentação restante que incide este tratamento. Foi conservada pela filha primogénita de Eça de Queirós, Maria Eça de Queirós de Castro, que se ocupou durante grande parte da sua vida, em recuperar e divulgar (embora selectivamente) os escritos e documentos do pai. Após a sua morte o espólio foi dividido revertendo a maior parte –constando essencialmente nos manuscritos literários de Eça – para custódia provisória da Biblioteca Nacional e permanecendo o núcleo que aqui se tratou, na Casa de Tormes situada no concelho de Baião.
Subject
Eça de Queirós
literatura
Antonio Romero Ortiz
Calderón de la Barca
Maria Balbina Pamplona Carneiro Rangel Veloso Barreto de Figueiroa
Canal do Suez
João Andrade Corvo
Mollie Bidwell
Arrangement
Organização orgânica e funcional
Access restrictions
Determinadas pela Fundação Eça de Queirós.
Conditions governing use
Determinadas pela Fundação Eça de Queirós.
Language of the material
Por (português); eng (inglês); fre (francês); spa (espanhol) e lat (latim).
Physical characteristics and technical requirements
Bom
Other finding aid
DigitArq: base de dados de descrição arquivística
Creation date
06/04/2004 00:00:00
Last modification
09/01/2024 12:47:15