Cúria do Arcebispado de Évora

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/DIO/CAE
Title type
Formal
Date range
1775-01-01 Date is certain to 1775-12-31 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
1 Maços
Biography or history
Podemos definir Cúria como sendo um conjunto de organismos e pessoas que ajudam o Bispo no governo de toda a diocese, principalmente na direção da ação pastoral, no cuidado da administração da diocese e no exercício do poder judiciário.

A Diocese de Évora é bastante antiga. Segunda a lenda, São Manços terá sido o primeiro Bispo de Évora, porém D. Quinciano, cujo nome surge na lista dos Bispos que assinam as actas do Concílio de Elvira, em 303, é o primeiro Bispo conhecido da cidade.

Em 1166, após a reconquista cristã da cidade, foi reconstituído o Bispado. De 1166 a 1540, sucederam 33 Bispos de Évora. Nessa época, a diocese abrangia então o que hoje são os distritos de Portalegre, parte do de Santarém, os distritos de Évora, Beja e parte do de Setúbal, sendo primeiro sufragânea da Arquidiocese Primacial de Braga e depois (desde 1394) da de Lisboa.

Em 29 de Setembro de 1540, o Papa Paulo III, pela Bula Gratiae Divinae Praemium elevou a Diocese de Évora à dignidade de Metrópole Eclesiástica (Arquidiocese), ficando com as dioceses de Silves e Tânger como sufragâneas, sendo seu primeiro Arcebispo o Cardeal D. Henrique (filho de D. Manuel I).
Geographic name
Évora
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro)
Custodial history
Documentação incorporada juntamente com parte da do Cabido da Sé do Porto.
Acquisition information
Incorporação da Comissão Administrativa dos Antigos Bens Cultuais em 22 de Setembro de 1997.
Scope and content
Documentação contendo os registos dos clérigos do arcebispado de Évora.
Arrangement
Ordenação cronológica
Access restrictions
Unidades arquivísticas de acesso condicionado devido ao estado de conservação
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o número e tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina
Language of the material
Por (português)
Physical characteristics and technical requirements
Documentação em estado regular
Other finding aid
DigitArq: base de dados de descrição arquivística

Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto o Guia do Arquivo que esteve em uso até 2005, cumulativamente com a descrição disponível através da aplicação de descrição arquivística Arqbase.
Creation date
29/06/2012 00:00:00
Last modification
08/01/2024 11:49:02