Convento de Corpus Christi - Vila Nova de Gaia

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/MON/CVCCVNG
Title type
Formal
Date range
1366-01-01 Date is uncertain to 1943-09-02 Date is uncertain
Dimension and support
Papel
Extents
54 Livros
34 Maços
4 Outros
3 Capilhas
1 Caixas
Biography or history
Convento de São Domingos das Donas ou de Corpus Christi, foi fundado por iniciativa de D. Maria Mendes Petite, filha de D. Soeiro Mendes Petite, que em 1345 doou às Donas de São Domingos de Santarém umas casas que tinha em construção, para a instalação do convento. Apesar das querelas entre D. Maria e o Cabido do Porto, esta obteve licença, por bula de Inocêncio VI, para a fundação do convento que se estabeleceu em Vila Nova (de Gaia).

Foi extinto em 1834. As funções conventuais extinguiram-se em 1894 com a morte da última freira, Marcelina Cândida Viana.
Geographic name
Vila Nova de Gaia
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro)
Acquisition information
Documentação transferida da Repartição de Finanças do Porto para este Arquivo, juntamente com os outros cartórios monásticos masculinos do distrito em Julho de 1934.
Scope and content
A documentação deste fundo abarca predominantemente duas grandes áreas funcionais: administração eclesiástica e gestão financeira. Contém registos referentes a prazos e outros títulos, espaldar da medição e demarcação dos bens atombados.

Contém igualmente tombos, tombo apontador, livrros de foros e rendas, livro da fazenda, livro do recibo dos domínios, livro de dívidas do Mosteiro e dos juros que paga, livro de arrendamentos, livro de apegações e vedorias, documentos soltos e ainda livros de receita e despesa.
Arrangement
Ordenado numericamente pela referência da unidade de instalação.
Access restrictions
Unidades arquivísticas de acesso condicionado devido ao estado de conservação

Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o número e tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina.
Language of the material
Lat (latim), Por (português).

Contém documentos em letra gótica
Physical characteristics and technical requirements
Documentação em estado regular
Other finding aid
DigitArq: base de dados de descrição arquivística

Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto o Guia do Arquivo que esteve em uso até 2005, cumulativamente com a descrição disponível através da aplicação de descrição arquivística Arqbase.
Creation date
12/06/2012 00:00:00
Last modification
09/01/2024 11:01:09