Convento de São Bento de Avé-Maria - Porto

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/MON/CVSBAMPRT
Title type
Formal
Date range
1520 Date is certain to 1897 Date is uncertain
Dimension and support
Papel
Extents
265 Livros
14 Maços
5 Outros
21 Metros lineares
Biography or history
Fundado por iniciativa de D. Manuel I no local denominado "Hortas do Bispo" ficou conhecido, também, pelo nome de "Cividade", para recolher as monjas beneditinas de mosteiros rurais, nomeadamente de Rio Tinto, Tuías, Vila Cova das Donas e Tarouquela. O projecto incluía também as monjas de Vairão, mas estas recusaram a transferência.

As obras decorreram entre 1518 e 1528, no entanto, segundo o cronista da Ordem de São Bento, só foi povoado em 1535.

Eram órgãos de governo a abadessa, prioresa, subprioresa e deputadas e reuniam em cabido para todas as deliberações.

Segundo acordo estabelecido em 1596 com a Congregação de São Bento, dois terços dos rendimentos da mesa abacial do Mosteiro de São Martinho de Cucujães, foram unidos ao mosteiro de São Bento de Avé-Maria do Porto.

Extinto nos finais do século XIX, em consequência dos decretos de 5 e 9 de Agosto de 1833, os quais proibiam os noviciados nas ordens religiosas regulares e sujeitaram as casas das comunidades femininas aos ordinários das dioceses.

A comunidade foi-se extinguindo até à morte da última relegiosa em 1892.
Geographic name
Porto
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro)
Acquisition information
Documentação transferida da Repartição de Finanças do Porto para este Arquivo, juntamente com os outros cartórios monásticos masculinos do distrito em Julho de 1934.
Scope and content
A documentação deste fundo abarca predominantemente duas grandes áreas funcionais: administração eclesiástica e gestão financeira. Contém registos referentes a títulos diversos do Mosteiro de S. Bento de Ave-Maria, sentenças diversas do Mosteiro de Rio Tinto, vedorias de diferentes casais e propriedades, prazos e prazos primordiais do Mosteiro de Rio Tinto, escrituras e diversos títulos dos Mosteiros de S. Bento de Ave-Maria e de Rio Tinto, doações e outros títulos do Mosteiro de S. Bento de Avé-Maria, sentenças diversas, tombos antigos, foros, descarga de laudémios e domínios. Contém ainda o livro de cobranças de foros, escrituras, reconhecimentos, índice de foros, contas de receita e despesa entre outros.
Arrangement
Ordenação numérica
Access restrictions
Unidades arquivísticas de acesso condicionado devido ao estado de conservação
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o número e tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina.
Language of the material
Lat (latim); Por (português)

. Contém documentos em letra gótica
Physical characteristics and technical requirements
O estado de conservação é regular. No entanto existem livros em mau estado de conservação que contém encardenação e fólios fragilizados.
Other finding aid
DigitArq: base de dados de descrição arquivística

Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto o Guia do Arquivo que esteve em uso até 2005, cumulativamente com a descrição disponível através da aplicação de descrição arquivística Arqbase.
Related material
Convento de São Bento da Vitória - Porto

PT/ADPRT/MON/CVSBVTR

Convento de Madre de Deus de Monchique - Porto

PT/ADPRT/MON/CVMDMPRT
Creation date
13/06/2012 00:00:00
Last modification
09/01/2024 11:09:15
Record not reviewed.