Convento de Santa Clara - Amarante

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/MON/CVSCAMT
Title type
Formal
Date range
1562-11-09 Date is certain to 1861 Date is uncertain
Dimension and support
Papel
Extents
15 Livros
3250 Folhas
1 Maços
Biography or history
Convento fundado a partir de um recolhimento de mantelatas que professaram a regra da Ordem Terceira pelo menos desde 1333, segundo uma carta de D. João I. Segundo a tradição este convento foi fundado por D. Mafalda , filha de Sancho I. Recebeu previlégios reais de Agonso IV em 1323, confirmados, mais tarde, por D. João I em 1389.

Igualmente o Infante D. Pedro concedeu-lhe uma esmola anual de 10 000 libras para o seu sustento. Em 1449 a comunidade submeteu-se à Ordem de Santa Clara ingressando na segunda Ordem. O Convento foi reedificado em 1560 pelo Conde de Redondo, senhor de Gouveia de Riba Tâmega e comendador da comenda de Santa Maria de Gondar.

Passaram de claustrais a observantes em 1567.
Geographic name
Amarante
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro)
Acquisition information
Documentação transferida da Repartição de Finanças do Porto para este Arquivo, juntamente com os outros cartórios monásticos masculinos do distrito em Julho de 1934.
Scope and content
A documentação deste fundo abarca predominantemente duas grandes áreas funcionais: administração eclesiástica, e gestão financeira. Contém registos vários tais como, livros de prazos, livro das profissões, livros do recibo de foros e juros, livros das rendas e outros.
Arrangement
Ordenação cronológica.
Access restrictions
Unidades arquivísticas de acesso condicionado devido ao estado de conservação
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o número e tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina.
Language of the material
Lat (latim), Por (português).

Contém documentos em letra gótica.
Physical characteristics and technical requirements
O estado de conservação é regular. No entanto existem livros que contêm encardenação e fólios fragilizados.
Other finding aid
DigitArq: base de dados de descrição arquivística. Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto o Guia do Arquivo que esteve em uso até 2005, cumulativamente com a descrição disponível através da aplicação de descrição arquivística Arqbase.

Notes
A UI 0018 (K/21/6/4 - 676.5) foi eliminada. Os documentos que a constituíam foram colocados nos respetivos livros a que respeitavam.
Creation date
13/06/2012 00:00:00
Last modification
09/01/2024 11:11:07