Convento de Santa Clara - Amarante

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/MON/CVSCAMT
Title type
Formal
Date range
1512 Date is certain to 1900 Date is uncertain
Dimension and support
Papel
Extents
16 Livros
1 Maços
1 Outros
0.65 Metros lineares
Biography or history
Convento fundado a partir de um recolhimento de mantelatas que professaram a regra da Ordem Terceira pelo menos desde 1333, segundo uma carta de D. João I. Segundo a tradição este convento foi fundado por D. Mafalda , filha de Sancho I. Recebeu previlégios reais de Agonso IV em 1323, confirmados, mais tarde, por D. João I em 1389.

Igualmente o Infante D. Pedro concedeu-lhe uma esmola anual de 10 000 libras para o seu sustento. Em 1449 a comunidade submeteu-se à Ordem de Santa Clara ingressando na segunda Ordem. O Convento foi reedificado em 1560 pelo Conde de Redondo, senhor de Gouveia de Riba Tâmega e comendador da comenda de Santa Maria de Gondar.

Passaram de claustrais a observantes em 1567.
Geographic name
Amarante
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro)
Custodial history
Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto o Guia do Arquivo que esteve em uso até 2005, cumulativamente com a descrição disponível através da aplicação de descrição arquivística Arqbase.



Acquisition information
Toda esta documentação veio transferida da Repartição de Finanças do Porto para este Arquivo, juntamente com os outros cartórios monásticos masculinos do distrito em Julho de 1934.
Scope and content
A documentação deste fundo abarca predominantemente duas grandes áreas funcionais: administração eclesiástica, e gestão financeira. Contém registos vários tais livro dos óbitos, livro de prazos, livro das profissões, livro das súplicas, livro do recibo de foros e juros, recibos, livro de registo de capitais, livro das rendas, foros e dinheiro a juros.

Contém igualmente registos de tombos e documentos avulsos.
Arrangement
Ordenação cronológica.
Access restrictions
Unidades arquivísticas de acesso condicionado devido ao estado de conservação

Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o número e tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina.
Language of the material
Lat (latim), Por (português)

Contém documentos em letra gotica.
Physical characteristics and technical requirements
O estado de conservação é regular. No entanto existem livros que contém encardenação e fólios fragilizados.
Other finding aid
DigitArq: base de dados de descrição arquivística

Creation date
6/13/2012 12:00:00 AM
Last modification
3/19/2013 10:55:45 AM