Convento de Santa Clara - Porto

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/MON/CVSCPRT
Title type
Formal
Date range
1404 Date is certain to 1918-12-12 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
77 Livros
28650 Folhas
53 Maços
4 Capilhas
6 Outros
Biography or history
Convento fundado no lugar do Torrão, em Entre-Ambos-os-Rios, no local do anterior cenóbio do Salvador que remonta ao século X.

Foram seus patronos D.Chamôa Gomes e D. Rodrigo Forjaz, cuja autorização para a fundação do convento se deu no ano de 1256. Em seguida, recebida a protecção e a autorização do Papa Alexandre IV, foi pedido às religiosas clarissas de Zamora para iniciarem a comunidade feminina. Em 1258 já estava instalada a primeira comunidade de clarissas que seguia a regra do cardeal Hugolino.

Alegando a existência de abusos cometidos no convento por grande número de nobres, a rainha D. Filipa de Lencastre interveio no sentido de se obter a licença necessária para a trasladação (bula "Sacrea relegionis", de Inocêncio VIII, dirigida ao abade beneditino de Santo Tirso).

A primeira pedra do edifício foi lançada no dia 25 de Março de 1416, no local conhecido por "Carvalhos do Monte", junto à Porta de Santo António da Pena ou Penedo; o convento ergueu-se dentro dos muros da cidade, ao longo da muralha Fernandina. A trasladação efectivou-se cerca de 1427, com a intervenção do Arcebispo de Braga D. Fernando de Guerra.

Passou da claustra à observância em 1568.

As suas freiras observavam a Regra Segunda de Santa Clara, redigida em 1263 por Urbano IV. Este Papa baseou-se na "Primeira Regra" - escrita por Santa Clara e aprovada por Inocêncio IV em 1253, procurando, ao reformar os estatutos da ordem, atenuar o rigor que caracterizava o texto primitivo, nomeadamente através da autorização da posse de propriedades e de rendas.

Orgãos e ofícios: enfermeira, sacristã, refeitoeira, boticária, recebedora de rendas, provisora, depositária.

Extinto nos finais do século XIX, na sequência dos Decretos de 5 e 9 de Agosto de 1833, os quais proibiram os noviciados nas ordens religiosas regulares e sujeitaram as comunidades femininas aos ordinários das dioceses respectivas. Com o falecimento da última relegiosa, em 1900, o convento fechou.
Geographic name
Porto
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro)
Acquisition information
Documentação transferida da Repartição de Finanças do Porto para este Arquivo, juntamente com os outros cartórios monásticos masculinos do distrito em Julho de 1934.
Scope and content
A documentação deste fundo abarca predominantemente duas grandes áreas funcionais: administração eclesiástica e gestão financeira. Contém registos referentes a livro de prazos, segundo livro de prazos de novo tombo, escrituras e sentenças, sentenças cíveis, diversos títulos, reconhecimentos.

Contém igualmente registo de tombos, vedorias, roteiros, títulos antigos, escrituras de dote, testamentos, cartas de patente e outros documentos.
Arrangement
Ordenação cronológica
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o número e tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina.
Language of the material
Por (português); lat (latim); spa (espanhol). Contém documentos em letra gótica
Physical characteristics and technical requirements
Regular, unidades arquivísticas de acesso condicionado devido ao estado de conservação. Fundo parcialmente microfilmado.
Other finding aid
Digitarq: base de dados de descrição arquivística.

Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto o Guia do Arquivo que esteve em uso até 2005, cumulativamente com a descrição disponível através da aplicação de descrição arquivística Arqbase.
Related material
Convento de Santa Clara - Vila do Conde; código de referencia: PT/ADPRT/MON/CVSCVCD

Convento de Santa Clara - Amarante; código de referencia: PT/ADPRT/MON/CVSCAMT

Convento de Madre de Deus de Monchique - Porto; código de referencia: PT/ADPRT/MON/CVMDMPRT

Convento de São Francisco - Porto, código de referencia: PT/ADPRT/MON/CVSFPRT

Creation date
27/06/2012 00:00:00
Last modification
09/01/2024 11:14:16