Convento de Santa Clara - Vila do Conde

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/MON/CVSCVCD
Title type
Formal
Date range
1547 Date is certain to 1892 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
135 Livros
27 Maços
1 Outros
140 Folhas
12 Metros lineares
Biography or history
Convento instituído a 7 de Maio de 1318 por D. Afonso Sanches, filho bastardo de D. Dinis, como comunidade de clarissas urbanistas, destinado a donas fidalgas pobres. O edifício, embora já a ser habitado, ficou incompleto por morte dos fundadores. Concluiu-o o filho de D. João Afonso.

A organização interna da comunidade foi pautada pelas normas inscritas na carta de dotação, documento outorgado pelos fundadores, que o dotaram ricamente com vilas e herdades sitas na Póvoa de Varzim, Touguinha, Terroso, Formariz entre outras, com todos os direitos, rendas e serviços e nele instituíram a sua capela. O mosteiro adquiriu grande importância, exercendo uma influência determinante em Vila do Conde e seu termo, já que a abadessa gozava de plenos poderes na administração dos bens. Ao longo dos séculos XV e XVI, envolveu-se em várias disputas, resultantes dos vastos bens, padroados de igrejas e jurisdições que detinha e da cobiça que por isso despertava.

Em 1517 passou da claustra à observância com o reformador Frei Francisco Lisboa, nomeado pela bula papal de 1515, a pedido de D. Manuel I.

Este mosteiro foi extinto por falecimento da última relegiosa em 1893.

Geographic name
Vila do Conde
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro)
Custodial history
Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto o Guia do Arquivo que esteve em uso até 2005, cumulativamente com a descrição disponível através da aplicação de descrição arquivística Arqbase.
Acquisition information
Toda esta documentação veio transferida da Repartição de Finanças do Porto para este Arquivo, juntamente com os outros cartórios monásticos masculinos do distrito em Julho de 1934.
Scope and content
A documentação deste fundo abarca predominantemente duas grandes áreas funcionais: administração eclesiástica, e gestão financeira. Contém registos referentes a apontadores de prazos do cartório do mosteiro, apontador das casa de Vila de Conde, sentenças, prazos e reconhecimentos, escrituras de dotes e pensões, tombos: tombo velho das fazendas, das igrejas, tombo novo, tombo de vasto.

Contém igualmente registos do caderno do Tabelião Gaspar Nunes, caderno das casa foreiras, livros de cobranças, livro dos cabedais, arrendamentos, inventário de rendimentos, e ainda memórias, doações, documentos avulsos, livros de notas e de consentimentos.
Arrangement
Ordenação cronológica.
Access restrictions
Unidades arquivísticas de acesso condicionado devido ao estado de conservação

Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o número e tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina.
Language of the material
Lat (latim), Por (português).

Contém documentação em letra gótica
Physical characteristics and technical requirements
Documentação em estado regular

Other finding aid
DigitArq: base de dados de descrição arquivística

Creation date
6/13/2012 12:00:00 AM
Last modification
4/12/2022 10:06:20 AM
Record not reviewed.