Convento de Santo Elói - Porto

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/MON/CVSEPRT
Title type
Formal
Date range
1422-11-02 Date is certain to 1834 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
89 Livros
3 Maços
1 Metros lineares
1 Capilhas
Biography or history
Este Convento pertencia à Ordem de Cónegos de São João Evangelista (Padres Lóios) e foi fundado em 1490.

Foi, também, designado com o nome de Nossa Senhora da Consolação do Porto, por ter sido edificado junto à ermida com o mesmo nome, cuja doação se deveu a Dona Violante Afonso, a pedido do Bispo do Porto, D. João de Azevedo. As obras iniciaram-se no ano seguinte.

Em 1493, o convento foi agregado à congragação e, em 1496, D. Diogo de Sousa, sucessor de D. João de Azevedo no bispado do Porto e também ele afeiçoado aos Lóios, confirmou todas as doações e privilégios anteriormente concedidos à congregação. Ao convento do Porto foram anexadas numerosas igrejas e as suas principais rendas eram constituídas por dízimos. O número de relegiosos foi crescendo e em 1592, o capítulo geral mandou reedificar e ampliar os edifícios da igreja e do Porto.
Geographic name
Porto
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro)
Acquisition information
Documentação transferida da Repartição de Finanças do Porto para este Arquivo, juntamente com os outros cartórios monásticos masculinos do distrito, em Julho de 1934.
Scope and content
Documentação referente à actividade económica do convento, contendo registos de livro de prazos e outros títulos, roteiro dos prazos da igrejas de Vilarinho e de Roios, livro de provisões, livro de sentenças, roteiro das aquisições, dos provilégios.

Contém igualmente registos do tombo antigo, do livro da cobrança e fazenda, do livro da arca, do tombo de S. João de Arroio, foral grande, compêndio do cartório e foral da sacristia.
Arrangement
Ordenação numeérica
Access restrictions
Unidades arquivísticas de acesso condicionado devido ao estado de conservação
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o número e tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina.
Language of the material
Lat (latim), Por (português)

. Contém documentação em letra gótica
Physical characteristics and technical requirements
O estado de conservação é regular. No entanto existem alguns livros em mau estado de conservação (com acesso interdito), contendo encardenação e fólios fragilizados.
Other finding aid
DigitArq: base de dados de descrição arquivística.

Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto o Guia do Arquivo que esteve em uso até 2005, cumulativamente com a descrição disponível através da aplicação de descrição arquivística Arqbase.

Notes
O documento com a referência PT/ADPRT/AC/GCPRT/J/154/00024 emcontrava-se solto e descontextualizado neste fundo.
Creation date
13/06/2012 00:00:00
Last modification
09/01/2024 11:16:40