Colégio de São Lourenço da Companhia de Jesus - Porto

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/MON/CSLCJPRT
Title type
Formal
Date range
1555 Date is certain to 1759 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
26 Livros
0,2 Metros lineares
Biography or history
Fundado em 10 de Agosto de 1560 (dia de S. Lourenço) por S. Luís de Borja e Pe. Inácio de Azevedo, foi a primeira residência da Companhia de Jesus na cidade do Porto instalada na Ribeira. Mais tarde, passou a desempenhar funções de colégio. Em 1577 transitou para casa e igreja, construídos de raiz, na Rua das Aldas. Após a expulsão dos Jesuítas, o Colégio passou para a tutela da Universidade de Coimbra que em 1779 o vendeu aos Agostinhos Descalços (conhecidos como Grilos, nome que se apegou à igreja).
Geographic name
Porto
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro)
Custodial history
O livro dos foros e dos censos (ui 0026) foi transferida do Arquivo Municipal do Porto.
Acquisition information
Documentação transferida da Repartição de Finanças do Porto para este Arquivo, juntamente com os outros cartórios monásticos masculinos do distrito em Julho de 1934.
Scope and content
Documentação diversificada contendo registos de tombos de propriedades, livro das fazendas e dos foros, livro dos termos de depósito de dinheiro, assentos de dinheiro a juros, livro dos censos.

Contém ainda prazos e outros contratos, reconhecimentos, vedorias, livros de recibos, de receitas e despesas e ainda o livro de receita de Santa Quitéria, o tombo da Irmandade de Nossa Senhora da Purificação do colégio da cidade do Porto, o Tombo dos Casais de Vila Cova de Carros, Duas Igrejas e Cristêlo.
Arrangement
Ordenação cronológica.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o número e tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina.
Language of the material
Lat (Latim), Por (português).

Contém documentos em letra gótica
Physical characteristics and technical requirements
Bom
Other finding aid
DigitArq: base de dados de descrição arquivística

Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto o Guia do Arquivo que esteve em uso até 2005, cumulativamente com a descrição disponível através da aplicação de descrição arquivística Arqbase.
Creation date
12/06/2012 00:00:00
Last modification
08/01/2024 15:52:54
Record not reviewed.