Convento de São Pedro de Roriz - Santo Tirso

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/MON/CVSPRST
Title type
Formal
Date range
1336 Date is certain to 1759 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
8 Livros
0,2 Metros lineares
Biography or history
Fundado na segunda metade do século XI por D. Toure Sarnão (Livro Velho de Linhagens), conhecem-se alguns documentos datados entre 1090 e 1120 que dão notícia da existência e da actividade do mosteiro. Um breve papa Calisto II, Officii Mei, relativo aos limites das dioceses do Porto e Braga, colocava o mosteiro de Roriz sob a alçada do bispo do Porto, embora na prática isto nunca se tenha verificado.

Cerca de 1173, D. Afonso Henriques doou-o aos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, como cabeça de um vasto couto, cujas propriedades estão referidas nas Inquirições Régias de 1220 e 1258.

No catálogo das igrejas, comendas e mosteiros do Reino de 1320, São Pedro de Roriz foi avaliado em 600 libras, o valor mais elevado de todos os mosteiros e igrejas da Terra de Negrelos.

Em 1492, D. João II entregou o mosteiro a um comendatário e numa visitação, efectuada em 1528, em nome de D. Diogo de Sousa, Arcebispo de Braga, constatava-se o estado de grave decadência material e disciplinar a que tinha chegado o mosteiro. Foi encerrado e 1572 extinta a comunidade relegiosa. A igreja permaneceu com funções paroquiais. Mais tarde foi unido ao Colégio de São Paulo da Companhia de Jesus, Braga.
Geographic name
São Pedro de Roriz - Santo Tirso
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro)
Acquisition information
Esta documentação veio transferida da Repartição de Finanças do Porto para este Arquivo, juntamente com os outros cartórios monásticos masculinos do distrito em 1934.
Scope and content
A documentação deste fundo abarca predominantemente uma grande área funcional: administração e gestão financeira.

Contém registos referentes aos vários tombos, o traslado do Foral de Roriz, livros de prazos, livros de recibos e receita e autos respeitantes à jurisdição do couto de Roriz.
Arrangement
Fundo não organizado e ordenado numericamente pela referência da unidade de instalação.
Access restrictions
Unidades arquivísticas de acesso condicionado devido ao estado de conservação
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o número e tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina.
Language of the material
Lat (Latim); Por (português).

Contém documentos em letra gótica
Physical characteristics and technical requirements
Documentação em estado regular
Other finding aid
DigitArq: base de dados de descrição arquivística

Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto o Guia do Arquivo que esteve em uso até 2005, cumulativamente com a descrição disponível através da aplicação de descrição arquivística Arqbase.
Creation date
14/06/2012 00:00:00
Last modification
09/01/2024 11:36:58
Record not reviewed.