Convento de São Salvador de Paço de Sousa - Penafiel

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/MON/CVSSPSPNF
Title type
Formal
Date range
1201 Date is uncertain to 1830 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
186 Livros
11 Metros lineares
Biography or history
Mosteiro fundado em Paço de Sousa (concelho de Penafiel), em meados do século X, talvez em 956 (a primeira menção documentada é de 994), e que seguiu os costumes monásticos peninsulares até à década de 1090, em que adoptou a Regra de São Bento e os costumes cluniacenses. Foi sede de um couto por doação do conde D. Henrique ou de D. Teresa e tornou-se num dos mais importantes mosteiros beneditinos portugueses. Pertencia ao patronato da família de Riba Douro e por isso foi aí sepultado o célebre "Aio" de Afonso Henriques, Egas Moniz.

Em 1320 foi taxado em 4000 libras. O seu primeiro abade comendatário, Frei João Álvares, que ocupou este cargo entre os anos de 1460 e 1485, procurou activamente reformar a comunidade, tanto do ponto de vista da administração e gestão do património do mosteiro, como no que dizia respeito à vida religiosa e à conduta moral dos monges, mas, depois da sua saída, o processo inverteu-se e reinstalou-se o clima de inobservância das constituições e de decadência disciplinar.

O último abade comendatário, o cardeal D. Henrique (1535-1538 e 1560-1580), apesar de ser o executor da bula de criação da Congregação de São Bento doou à Companhia de Jesus os rendimentos da mesa abacial, incluindo os do couto, os quais manteveram uma casa junto ao mosteiro (a casa da Companhia) para administração das respectivas rendas, até à sua extinção em 1773.

A reforma entrou no mosteiro em 1580, passando então a comunidade a ser governada por abades trienais até à data da extinção, em 1834.
Geographic name
São Salvador de Paço de Sousa - Penafiel
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro)
Custodial history
Parte da documentação encontra-se dispersa pela Torre do Tombo, pela Casa da Companhia, em Paço de Sousa, e pela Biblioteca Pública Municipal do Porto. A documentação posterior ao século XIII foi conservada pelos Jesuítas entre o século XVI e o ano de 1759. Parte do Cartório do mosteiro desapareceu aquando da anexação das rendas da mesa abacial ao Colégio do Espírito Santo de Évora. Outros documentos perderam-se, posteriormente, a 1834.

Importa ainda referir que alguns livros, nomeadamente livros de renovações de prazos, (UI 79 e 94) foram adquirdos por leilão, o livro referente ao mostrador de prazos da Mesa Abacial e o índice geral dos prazos abaciais (UI 104 e 105), vieram transferidos do Governo Civil do Porto. Um livro de registos (UI 107) veio transferido do Convento de São João Baptista de Alpendurada - Marco de Canaveses.
Acquisition information
A documentação foi transferida da Repartição de Finanças do Porto para este Arquivo, juntamente com outros cartórios monásticos masculinos do distrito em 1934.
Scope and content
A documentação deste fundo abarca predominantemente duas grandes áreas funcionais: administração eclesiástica, e gestão financeira. Contém registos referentes a livros de prazos, livros de reconhecimentos, tombos, tombo de censo, livro de receitas e despesas, livro de recibos, mostrador, livro de testamentos, livro dos laudémios em dívida, livros dos foros, inventário de papeis e livros que pertenceram ao mosteiro.

Contém igualmente registos de provas das Memórias do Mosteiro do Salvador do Paço de Sousa, copiadas dos documentos do arquivo, pelo Mestre Jubilado Frei António de Assunção Meireles, em 1799 um índex dos documentos do arquivo do Mosteiro de Paço de Sousa, composto no ano de 1798 pelo Abade Jubilado, Frei Antonio da Assunção Meireles, as memórias para a história geral da Congregação de S. Bento de Portugal, extractos do livro mostrador dos prazos da Mesa Abacial, índice geral dos prazos abaciais e livros de vários registos.
Arrangement
Fundo não organizado e ordenado numericamente pela referência da unidade de instalação.
Access restrictions
Unidades arquivísticas de acesso condicionado devido ao estado de conservação
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o número e tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina.
Language of the material
Lat (latim); Por (português).

Contém documentos em letra carolina e gótica
Physical characteristics and technical requirements
O estado de conservação é regular. No entanto existem alguns livros em mau estado de conservção, contendo encardenação e fólios fragilizados.
Other finding aid
DigitArq: base de dados de descrição arquivística

Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto o Guia do Arquivo que esteve em uso até 2005, cumulativamente com a descrição disponível através da aplicação de descrição arquivística Arqbase.
Related material
Colégio do Espírito Santo da Companhia de Jesus - Évora
Creation date
14/06/2012 00:00:00
Last modification
09/01/2024 11:44:36
Record not reviewed.