Convento de São Salvador de Travanca - Amarante

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/MON/CVSSTAMT
Title type
Formal
Date range
1529 Date is certain to 1825 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
170 Livros
9,6 Metros lineares
Biography or history
Fundado antes da nacionalidade, século XI, segundo os costumes monásticos peninsulares, deve ter adoptado a Regra de São Bento e os costumes cluniacenses pelos anos de 1080-1115. Situado na freguesia de Travanca, recebeu carta de couto outorgada pelo Conde D. Henrique, a qual atribuía aos abades jurisdição plena. Foi governado por abades comendatários seculáres desde meados de século XV até 1572, data em que o último renunciou a favor da Congregação de São Bento, embora esta já tivesse tomado posse do mosteiro em 1569, para efeitos de reforma. O primeiro abade trienal foi eleito em 1578.

Funcionou durante algum tempo como colégio de Artes.

Foi extinto em 1834.
Geographic name
São Salvador de Travanca - Amarante
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro)
Acquisition information
Documentação transferida da Repartição de Finanças do Porto para este Arquivo, juntamente com os outros cartórios monásticos masculinos do distrito em 1934.
Scope and content
A documentação deste fundo abarca predominantemente duas grandes áreas funcionais: administração eclesiástica e gestão financeira. Contém registos referentes a livros vários de prazos, tombos, livros de recibos, livros de notas.

Contém igualmente registos de autos de demanda, o índice do cartório do mosteiro, livros de autorizações, livros de vedorias, foral e lutuosas.
Arrangement
Fundo não organizado e ordenado numericamente pela referência da unidade de instalação.
Access restrictions
Unidades arquivísticas de acesso condicionado devido ao estado de conservação
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o número e tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina.
Language of the material
Lat (Latim); Por (português).

Contém documentação em letra gótica
Physical characteristics and technical requirements
O estado de conservação é regular. No entanto existem alguns livros em mau estado de conservção, contendo encardenação e fólios fragilizados.
Other finding aid
DigitArq: base de dados de descrição arquivística

Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto o Guia do Arquivo que esteve em uso até 2005, cumulativamente com a descrição disponível através da aplicação de descrição arquivística Arqbase.
Creation date
14/06/2012 00:00:00
Last modification
09/01/2024 11:45:23