Convento de São Bento de Santo Tirso - Santo Tirso

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/MON/CVSTSTS
Title type
Formal
Date range
1341-06-16 Date is uncertain to 1833-12-31 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
275 Livros
Biography or history
Fundado em 978 por Unisco Godiniz e mulher de Aboazar Lovesendiz, na paróquia e concelho de Santo Tirso, sob o regime das regras monásticas peninsulares, passou à regra de São Bento e aos costumes cluniacenses entre 1080 e 1092. O primeiro documento que menciona a comunidade é um diploma datado de 1060.

Foi sede de um extenso couto concedido pelo conde D. Henrique em 1097, e um dos mais ricos mosteiros de Entre-Douro-e-Minho.

Teve como patrono Soeiro Mendes da Maia, e, ao longo da Idade Média, o mosteiro foi acumulando outros coutos não tão extensos como o que recebera na época da fundação, mas com privilégios e regalias semelhantes que constituíam um valioso património: o couto de São João da Foz, os coutos de Silvares e de Vila Nova dos Infantes em Guimarães, entre outros. Recebeu carta de couto em 1211.

Teve abades comendatários desde meados do século XV. A reforma foi introduzida pelo comendatário D. António da Silva, desde 1556, e entregue a dois monges vindos de Montserrat (Catalunha), frei Pedro de Chaves e frei Plácido de Vilalobos, promotores da Congregação de São Bento de Portugal, criada em 1567, tendo esta tomado posse oficial do mosteiro em 1569. Todavia os abades trienais só começaram a governá-lo depois da renúncia do último comendatário, o cardeal Farnésio, em 1589.

Foi secularizado em 1834, com a extinção das ordens religiosas.
Geographic name
Santo Tirso
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro)
Custodial history
Parte da documentação está dispersa pela Torre do Tombo (transferida do Porto entre 1862 e 1912), pela Biblioteca Nacional de Lisboa (pergaminhos do século XIII a XV que se encontravam na Inspecção Geral de Bibliotecas e Arquivos), pela Sociedade Martins Sarmento, de Guimarães (sobretudo prazos dos séculos XIII a XVII) e pela Biblioteca Pública Municipal do Porto (livros de carácter administrativo). Uma outra parte da documentação do cartório do mosteiro desapareceu aquando do incêndio que ocorreu na Direcção de Finanças do Porto; outras perdas verificaram-se anteriormente ao século XVII. O livro 230 foi transferido para o fundo do Convento de Grijó, onde tomou o n.º de UI 0132.

No entanto, alguma documentação que sobreviveu ao incêndio da Repartição de Finanças do Porto veio transferida para este Arquivo, juntamente com os outros cartórios monásticos masculinos do distrito em 1934.
Acquisition information
Transferência da Repartição de Finanças do Porto, em 1934.
Scope and content
A documentação deste fundo abrange predominantemente duas áreas funcionais: administração eclesiástica e gestão financeira. Contém registos referentes a livros de prazos, livros vários e de prazos de São João da Foz, índice de prazos, livros de vedorias, livros de sentenças, livro das igrejas, livro da igreja de São João da Foz, livro de eleições, livro de arrazoados, forais antigos, livro das inquirições, livro da mesa conventual, livro de contratos, livro de títulos, inventário dos títulos manuscritos, e livro de propostas.

Contém igualmente registos dos livros de arrendamentos, de despesas da Procuradoria, livro dos autos e das arrematações, livro de recibos, tombos, tombo do rendimento do couto de São João da Foz, tombo das propriedades de Vila Real, traslado de pergaminhos, inventário dos títulos manuscritos, e ainda registos do índice do cartório,índice de títulos, livro dos foros e papéis vários.
Accruals
Fundo fechado
Arrangement
Ordenado numericamente pela referência da unidade de instalação.
Access restrictions
Unidades arquivísticas de acesso condicionado devido ao estado de conservação
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o número e tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina.
Language of the material
Lat (latim); Por (português).

Contém documentos em letra gótica.
Physical characteristics and technical requirements
O estado de conservação é regular. No entanto existem alguns livros em mau estado de conservação, contendo encardenação e fólios fragilizados.
Other finding aid
DigitArq: base de dados de descrição arquivística.

Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto o Guia do Arquivo que esteve em uso até 2005, cumulativamente com a descrição disponível através da aplicação de descrição arquivística Arqbase.
Creation date
15/06/2012 00:00:00
Last modification
09/01/2024 11:46:28