Convento de São Gonçalo - Amarante

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/MON/CVSGAMT
Title type
Formal
Date range
1401-09-22 Date is certain to 1865 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
115 Livros
361 Páginas
43215 Folhas
8 Metros lineares
Biography or history
Convento da Ordem de São Domingos (masculino) foi fundado em 1540 por iniciativa do Frei Jerónimo Padilha. O lançamento da primeira pedra a 2 de Maio de 1543, coube ao Frei João de Ladesma e só no ano seguinte, em 1544, o Cardeal D. Henrique fez doação da igreja de São Gonçalo ao convento de São Domingos.

Assim associado à figura de São Gonçalo, pregador de conceituada fama que no século XIII construiu uma ermida no local da actual cidade, o convento veio a transformar-se num dos centros de peregrinação mais importante da diocese.

Desde os prmeiros tempos, dois mosteiros de cónegos de Santo Agostinho foram anexados ao convento de Amarante: Salvador do Freixo e São Martimnho de Mancelos, que então vieram a constituir uma vigararia.

Para as obras de construção do convento, que substituiu o pequeno santuário medieval, foi decisivo o apoio régio e de Frei Bartolomeu dos Mártires, Arcebispo de Braga. As obras foram longas e prolongaram-se desde o reinado de D. João III ao de D. Filipe I. Em 1558 o convento foi elevado a priorado.
Geographic name
Amarante
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro)
Acquisition information
Documentação transferida da Repartição de Finanças do Porto para este Arquivo, juntamente com os outros cartórios monásticos masculinos, integrado nomeadamente no cartório do Convento de Santo Agostinho da Serra, do distrito em 1934.
Scope and content
A documentação deste fundo abarca predominantemente duas grandes áreas funcionais: administração eclesiástica e gestão financeira. Contém registos referentes a cópia dos prazos e prazos velhos de Mancelos, do freixo, prazos do convento e foros de Mancelos, colecção de vários documentos de Amarante, tombos vários, tombo e reconhecimentos de propriedades, nomeadamente em S. Martinho de Mouros, Gouveia e Gestaçô, foros de S. Martinho de Mouros e foros de Penafiel,.

Contém igualmente apontamentos vários, juros credores e devedores, sentenças, recibos, entre outros.
Arrangement
Ordenação cronológica.
Access restrictions
Unidades arquivísticas de acesso condicionado devido ao estado de conservação
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o número e tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina.
Language of the material
Por (português), Lat (latim).

Contém documentação em letra gótica
Physical characteristics and technical requirements
O estado de conservação é regular. No entanto existem alguns livros em mau estado de conservção, contendo encardenação e fólios fragilizados.
Other finding aid
DigitArq: base de dados de descrição arquivística

Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto o Guia do Arquivo que esteve em uso até 2005, cumulativamente com a descrição disponível através da aplicação de descrição arquivística Arqbase.
Related material
Convento de São Martinho de Mancelos - Amarante

PT/ADPRT/MON/CVSMMAMT
Creation date
22/05/2012 00:00:00
Last modification
09/01/2024 11:23:50