Convento de São João Baptista de Alpendurada - Marco de Canaveses

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/MON/CVSJAMCN
Title type
Formal
Date range
1280-01 Date is certain to 1834 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
183 Livros
2 Macetes
414 Páginas
71293 Folhas
12,13 Metros lineares
Biography or history
Mosteiro de monges beneditinos, fundado no século XI (provavelmente no ano de 1065) na paróquia de Alpendurada, concelho de Marco de Canaveses.

Adoptou os costumes cluniacenses e a Regra de São Bento por volta de 1080.

Recebeu estatuto de couto em 1123. Teve abades comendatários e perpétuos desde o início do século XV até 1570, data em que dele tomou posse a Congregação de São Bento. Em 1599, a maior parte das suas rendas a alguns bens foram destinados ao Mosteiro de São Bento da Vitória no Porto. Foi secularizado em 1834, com a extinção das ordens religiosas.
Geographic name
São João Baptista de Alpendurada - Marco de Canaveses
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro)
Custodial history
Uma parte da documentação deste mosteiro encontra-se dispersa pela Torre do Tombo (nomeadamente documentos anteriores a 1279 e que estiveram na posse de Alexandre Herculano, bem como outros provenientes da Inspecção Geral de Bibliotecas e Arquivos) e pela Biblioteca Nacional de Lisboa (igualmente provenientes dessa Inspecção Geral).

Encontram-se neste fundo interessantes documentos paleográficos, que datam dos princípios do séc. XIV ao séc. XVI.

O livro n.º 169 (numeração original) foi transferido para o fundo do Convento de Paço de Sousa.
Acquisition information
Esta documentação veio transferida da Repartição de Finanças do Porto para este Arquivo, juntamente com os outros cartórios monásticos masculinos do distrito em 1934.
Scope and content
A documentação deste fundo abarca predominantemente duas grandes áreas funcionais: administração eclesiástica e gestão financeira. Contém registos referentes ao índice do cartório, índice geral dos prazos, livro dos traslados dos prazos, prazos vários: casal de Fornos, prazo de Casal da Ribeira, índice de sentenças, sentenças relativas a Nodar, sentenças sobre bens de raiz, tombos de contratos e outros títulos.

Contém ainda registos do livro de contratos, cartas de compra e venda, certidões, instrumentos de posse, doações, sentenças, etc., vedorias, e ainda registos de receita e despesa, recibo de rendas de diversas freguesias, registo dos domínios, costumeiro, apontamentos sobre pagamento de foros, de contas, lutuosas e depósitos.
Arrangement
Ordenado numericamente pela referência da unidade de instalação
Access restrictions
Unidades arquivísticas de acesso condicionado devido ao estado de conservação
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o número e tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina.
Language of the material
Por (português); Lat (latim). Contém documentação em letra carolina e gótica
Physical characteristics and technical requirements
O estado de conservação é regular. No entanto existem alguns livros em mau estado de conservação, contendo encardenação e fólios fragilizados
Other finding aid
DigitArq: base de dados de descrição arquivística

Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto o Guia do Arquivo que esteve em uso até 2005, cumulativamente com a descrição disponível através da aplicação de descrição arquivística Arqbase.
Related material
Fundo "MOSTEIRO DE SÃO JOÃO BAPTISTA DE PENDORADA" - PT/TT/MSJBP. Torre do Tombo.
Creation date
11/05/2012 00:00:00
Last modification
26/04/2024 10:13:59