Convento de Santa Maria de Belém - Lisboa

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/MON/CVSMBLSB
Title type
Formal
Date range
1533-10-11 Date is certain to 1833 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
102 Livros
32989 Folhas
6 Metros lineares
Biography or history
Fundado a 23 de Junho de 1496, pela bula Exmiae devotionis de alexandre VI, que, a pedido do rei D. Manuel, utorizava a transformação em erimitério de santa Maria de Belém, pertencente à Ordem de Cristo, em Mosteiro da Ordem de São jerónimo. Dois anos depois, D. Manuel I doou aos frades Jerónimos o lugar de Santa Maria de Belém, para construção de um mosteiro que deveria ter capaidade de albergar 100 relegiosos e onde deveria ser dada a continuidade aos serviços públicos anteriormente prestados aos navegantes pela Ordem de Cristo.

Escolhido o local, junto ao rio na localidade de Santa Maria de Belém, em 1502, sob a administração dos monges e de um vedor, passando mais tarde, em 1505, a ser geridas pela "Mesa dos contos", a obra é essencialmente suportada pela Coroa e levada a cabo por alguns dos mais conceituados arquitectos e mestres da época, entre os quais se destacaram Diogo Boitaca (plano inicial e parte da execução) e João de Castilho (abóbodas das naves e do transepto – esta com uma rede de nervuras em forma de estrela –, pilares, porta sul, sacristia e fachada) que substitui o primeiro em 1516/17.

As obras deram origem a um dos mais importantes edifícios da arquitectura europeia do gótico final e à mais representativa realização portuguesa de arquitectura manuelina.

Monumento à riqueza dos Descobrimentos, o mosteiro dos Jerónimos constitui o ponto mais alto da arquitectura manuelina e o mais notável conjunto monástico do século XVI em Portugal e uma das principais igrejas-salão da Europa. Destacam-se o seu claustro, completo em 1544, e a porta sul, de complexo desenho geométrico, virada para o rio Tejo. Os elementos decorativos são repletos de símbolos da arte da navegação e de esculturas de plantas e animais exóticos.

Desde 1517, por determinação de Leão X, o mosteiro foi deito casa-mãe da ordem e o seu prior, Provincial.

De acordo com vontade expressa de d. Manuel, após a sua morte, em 1521, o monarca veio s ser sepultado na igreja do mosteiro que, além de mausoléu do rei, foi panteão da família real.

No reinado de D. João III foi acrescentado o coro alto.

Sobreviveu ao tremor de terra de 1755 mas foi danificado pelas tropas invasoras francesas enviadas por Napoleão Bonaparte no início do século XIX.
Geographic name
Lisboa
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro)
Acquisition information
Esta documentação veio transferida da Repartição de Finanças do Porto para este Arquivo, juntamente com os outros cartórios monásticos masculinos do distrito em 1934.
Scope and content
A documentação deste fundo abarca predominantemente uma grande área funcional: a gestão financeira.

Contém registos de prazos, índice dos prazos do cartório de Margaride, livro de cobranças, recibo de rendas, recibos vários.

Contém igualmente registos de tombos vários, tombo das rendas e fazendas de Entre-Douro-e-Minho, cobrança de foros e rol de foros.
Arrangement
Ordenação cronológica
Access restrictions
Unidades arquivísticas de acesso condicionado devido ao estado de conservação
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o número e tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina.
Language of the material
Lat (latim), Por (português)
Physical characteristics and technical requirements
O estado de conservação é regular. No entanto existem alguns livros em mau estado de conservção, contendo encardenação e fólios fragilizados.
Other finding aid
DigitArq: base de dados de descrição arquivística

Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto o Guia do Arquivo que esteve em uso até 2005, cumulativamente com a descrição disponível através da aplicação de descrição arquivística Arqbase.
Creation date
13/06/2012 00:00:00
Last modification
09/01/2024 11:31:57