Convento da Baliagem de Leça - Matosinhos

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/MON/CVSMBLMTS
Title type
Formal
Date range
1543-07-13 Date is certain to 1833 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
118 Livros
8 Maços
50282 Folhas
11 Metros lineares
Biography or history
Antigo mosteiro ligado ao de Vacariça, foi doado à Ordem do Hospital no segundo quartel do século XII.

D. Afonso Henriques deu carta de Couto, separado da cidade do Porto em 1123 sendo prior D. Aires o que valeu a confirmação das doações recebidas e ampliação das mesmas. Em 1157, D. Afonso Henriques e D. Mafalda fizeram doação do couto do mosteiro ao procurador D. Raimundo e ao prior de Portugal e Galiza D Ayres, da ordem de Jerusalém. Este couto foi confirmado em 1166 ( Couto de Santa Maria de Leça do Balio).

O convento de Leça foi reedificado por D. Gualdim Paes de Marecos, em 1180 e dedicado a Santa Maria. No ano de 1192, D. Sancho I outorgou a D. Rodrigo Paes, prior da Ordem do Hospital a carta de confirmação do foro que seu pai dera a D. Raimundo, senhorio real nos seus coutos. O mesmo D. Sancho I reformou e ampliou a Igreja e casa de Santa Maria de Leça do Balio em 1212.

No ano de 1330, Estevão Vasques Pimentel, investido na qualidade de Bailio de Leça, realizou importantes obras com o intuito de ampliar o secular mosteiro dos beneditinos em substituição da primitiva igreja, arruinada e sem grandeza. O admirável templo que ainda hoje, depois de ter resistido longamente às injúrias do tempo e dos homens, merece o nosso respeito e o nosso orgulho como padrão de uma época enobrecida por altos heróicos ideais.

Aquele inabalável gigante de pedra, que foi talvez a albarrã das antigas fortificações conventuais, devia possuir alicerces muito mais antigos; a sua fundação data provavelmente do tempo em que o mosteiro passou dos pacíficos beneditinos, que a princípio o ocuparam, para os monges guerreiros de S. João de Jerusalém.

A importância de Leça no dealbar do século XVI justifica-se quando em 4 de Junho de 1519, o Rei D. Manuel lhe atribuía uma carta de foral. Mais do que isso ainda no primeiro quartel desse século, e para fins administrativos, Leça seria mesmo constituída em município com julgado próprio. Por falecimento do Prior D. Frei Estêvão Vasques Pimentel ou pouco tempo depois, erigiu-se o Crato em Grão - Priorado, e Leça ficou sendo Comenda até 15 de Outubro de 1571, data em que foi erecta em Baliado e seu primeiro Balio foi D. Pedro de Mesquita.

Na sequência do triunfo liberal, Leça do Balio assiste á extinção das ordens religiosas, e logo dos privilégios e direitos que a ordem do Hospital ainda possuía. O convento é extinto em 1834.

A freguesia em 1835 é integrada no concelho de Bouças
Geographic name
Leça do Balio - Matosinhos
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro)
Acquisition information
Esta documentação veio transferida da Repartição de Finanças do Porto para este Arquivo, juntamente com os outros cartórios monásticos masculinos do distrito em 1934.
Scope and content
A documentação deste fundo abarca predominantemente duas grandes áreas funcionais: administração eclesiástica e gestão financeira. Contém registos referentes a prazos diversos, prazos antigos de Santiago de Custóias, prazos de várias freguesias, foros, documentos vários, tombos, tombo de São Mamede, Barreiros, Gueifões e Santiago, traslado de tombos, tombo da Comenda da Baliagem de Leça, tombo de gatões e Palmeira.

Contém igualmente registos de vedorias várias, caderno de previlégos, herdamentos e doações, autos de reconhecimento, inventário do arquivo da Baliagem, e ainda uma alegação jurídiica contra o Bispado do Porto, sentenças, arrendamentos e outras escrituras, contratos, mostrador da fazenda, foros e pensões, inventário de bens, relação dos livros que se conservaram no Cartório e registo de doações, confirmações e regalias.
Arrangement
Ordenação cronológica
Access restrictions
Unidades arquivísticas de acesso condicionado devido ao estado de conservação
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o número e tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina.
Language of the material
Lat (latim), Por (português)
Physical characteristics and technical requirements
O estado de conservação é regular. No entanto existem alguns livros em mau estado de conservção, contendo encardenação e fólios fragilizados.
Other finding aid
DigitArq: base de dados de descrição arquivística

Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto o Guia do Arquivo que esteve em uso até 2005, cumulativamente com a descrição disponível através da aplicação de descrição arquivística Arqbase.
Creation date
13/06/2012 00:00:00
Last modification
09/01/2024 11:30:15