Congregação do Oratório de São Filipe Neri - Porto

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/MON/COSFNPRT
Title type
Formal
Date range
1661-04-28 Date is certain to 1832-12-31 Date is certain
Dimension and support
Papel e pergaminho
Extents
32 Livros
7 Capilhas
1 Maços
Biography or history
Com doação do Senado da Câmara Municipal do Porto, fundou-se no ano de 1680, na antiga igreja e sítio de Santo António de Porta de Carros, extra muros da mesma cidade, sob a invocação de Nossa Senhora da Assunção. Foi seu fundador o Padre Manuel Rodrigues, que veio com um companheiro, o Padre João Lobo, da Congregação de Lisboa. Teve a protecção do príncipe regente D. Pedro e também do titular do bispado do Porto, D. Fernando Correia de Lacerda, realçando este, na sua provisão de consentimento para a dita fundação, o muito serviço de Deus que dela esperava para a "reforma dos costumes (e) melhora das vidas" das suas ovelhas. A congregação adquiriu terras e casas pegadas à igreja, desde o ano de 1680, para acrescentamento da mesma igreja, e para a cerca e dormitórios do convento. Segundo indicação no livro de recibos da décimano e novo imposto, no início do século XIX os "baixos do convento" compreendiam as casas n.º 1 a 16 da Rua da Porta de Carros; os n.ºs 9 a 17 da Rua dos Três Reis Magos e os n.ºs 61 a 69 da Praça Nova (também chamada Praça da Constituição). Foi um dos primeiros conventos abandonados do Porto, no Verão do ano de 1832, e dos primeiros de que desde logo o Estado tomou posse.
Geographic name
Porto
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro)
Custodial history
Os livros de títulos de fundação (ui 0001) e de títulos de bens e das capelas de missas (0005 a 0013), constituem os diversos tomos da obra encadernada dos "títulos e papéis do cartório".
Acquisition information
Documentação transferida da Repartição de Finanças do Porto para este Arquivo, juntamente com os outros cartórios monásticos masculinos do distrito em Julho de 1934.
Scope and content
Documentação diversificada contendo registos de estatutos, doações, testamentos e previlégios pontifícios, que consistiam em títulos de fundação.

Contém igualmente escrituras de tença, inventários do cartório, títulos de bens eclesiásticos, títulos das capelas de missas, registos de óbitos, sentenças, e ainda documentação relativa a contabilidade: receita, despesa, receita e despesa das confrarias dependentes e da sacristia, recibos da décima, prazos, tombos, dívidas de foros, dívidas de rendas, recibos de rendas, juros.
Arrangement
Ordenação cronológica
Access restrictions
Unidades arquivísticas de acesso condicionado devido ao estado de conservação
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o número e tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina.
Language of the material
Por (português)
Physical characteristics and technical requirements
Contém pergaminhos e livros com encadernações e fólios fragilizados.
Other finding aid
DigitArq: base de dados de descrição arquivística

Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto o Guia do Arquivo e o Inventário dos Fundos Monásticos que estiveram em uso até 2005, cumulativamente com a descrição disponível através da aplicação de descrição arquivística Arqbase.
Related material
Governo Civil do Porto

PT/ADPRT/AC/GCPRT
Publication notes
SANTOS, Eugénio dos - O Oratório no Norte de Portugal. Contribuição para o estudo de história religiosa e social. Porto, Instituto Nacional de Investigação Científica, Centro de História da Universidade do Porto, 1982.
Creation date
12/06/2012 00:00:00
Last modification
12/03/2024 15:39:16