Convento de Madre de Deus de Monchique - Porto

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/MON/CVMDMPRT
Title type
Formal
Date range
1500-01-01 Date is certain to 1835-12-17 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
1 Pastas
41 Livros
5 Capilhas
Biography or history
Este convento feminino estava definitivamente fundado no ano de 1545, como deixaram escrito as suas religiosas observantes da Regra de Santa Clara. Teve o seu assento nos paços de Monchique em Miragaia, extra muros da cidade do Porto, por doação dos fundadores, Pedro da Cunha Coutinho e sua mulher D. Beatriz de Vilhena, que lhe deixaram muitos outros bens e os padroados das igrejas de São Vicente de Cidadelhe (Porto) e de Santa Maria do Sovral e da Velosa (Guarda). O contrato para a construção do corpo do edifício data de 1533 e a bula de instituição do Convento ("Debitum pastoralis") de Paulo III, do ano de 1535. Mais tarde, possuíu o Convento os padroados das igrejas de Sedielos (Penaguião), e Santa Maria de Pindelo (Feira). A páginas 159 do livro 39 do fundo Governo Civil do Porto, no dia 10 de Junho do ano de 1833, é dada a notícia de haver "religiozas reveldes" em Monchique que tinham abandonado o convento. Outras freiras permaneceram no Convento de Monchique até Agosto de 1834, data em que foram removidas para outros conventos de clausura da área da cidade do Porto.
Geographic name
São Pedro de Miragaia - Porto
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro)
Custodial history
Em 19 de Julho de 2010, foi recebido da Direcção-Geral de Arquivos o livro adquirido em leilão da empresa Palácio do Correio Velho, Leilões e Antiguidade, SA,

Acquisition information
Documentação transferida da Repartição de Finanças do Porto para este Arquivo, juntamente com os outros cartórios monásticos masculinos do distrito em Julho de 1934.
Scope and content
Documentação referente à área de financeira do convento, contendo registos de tombos, prazos, índices de prazos, prazos das propriedades do Mosteiro, reconhecimentos de propriedades; contém igualmente títulos de padroados, títulos de fundação, títulos de heranças, vínculos de títulos de capelas de missas, livros de rituais (tomada de hábito das relegiosas) e ainda apegações de propriedades do mosteiro, recibos de foros, receita de laudémios e lutuosas, receita e despesa.
Arrangement
Ordenação numérica
Access restrictions
Unidades arquivísticas de acesso condicionado devido ao estado de conservação
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o número e tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina.
Language of the material
Lat (latim), Por (português)

. Contém documentos em letra gótica
Physical characteristics and technical requirements
O estado de conservação é regular. No entanto existem alguns livros em mau estado com encardenação e fólios fragilizados.
Other finding aid
Digitarq: base de dados de descrição arquivística

Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto o Guia do Arquivo e o Inventário dos Fundos Monásticos que estiveram em uso até 2005, cumulativamente com a descrição disponível através da aplicação de descrição arquivística Arqbase.
Related material
Convento de São Bento de Avé-Maria - Porto

PT/ADPRT/MON/CVSBAMPRT

Convento de Santa Clara - Porto

PT/ADPRT/MON/CVSCPRT

Convento de Corpus Christi - Vila Nova de Gaia

PT/ADPRT/MON/CVCCVNG

Governo Civil do Porto

PT/ADPRT/AC/GCPRT
Creation date
12/06/2012 00:00:00
Last modification
13/03/2024 10:57:32