Convento de Santo Agostinho da Serra - Vila Nova de Gaia

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/MON/CVSASVNG
Title type
Formal
Date range
1477-12-30 Date is certain to 1832-12-31 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
90 Livros
4 Maços
1 Capilhas
Biography or history
A iniciativa de fundação do mosteiro do Salvador da Serra nasceu na sequência da reforam do mosteiro do Salvador de Grijó, levado a cabo pelo jerónimo Frei Brás de Braga, 1536.

A sua construção iniciou-se no ano de 1538 por ordem do monarca D. João III. Inicialmente chamou-se Salvador de Grijó em 1542, altura em que nele entraram por transferência, com bula de Paulo III, os cónegos de Grijó. A partir de 1566, com regresso, também por bulas apostólicas, dos mesmos cónegos de Grijó ao seu antigo mosteiro, passou a existir em separado, intitulando-se então do Salvador do Porto e, por último, em 1599, de Santo Agostinho da Serra.

Permaneceu povoado pelos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho até ao ano de 1832, tendo sido abandonado pelos seus religiosos por volta do dia 10 de Julho desse mesmo ano, segundo depoimentos da época. Passou então para a posse do Estado.
Geographic name
Vila Nova de Gaia
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro)
Custodial history
Importa salientar que na série livros de prazos, faltam os livros: VI; VII, 1ª parte; IX, 2ª parte; X; e XI.

Sobre o abandono do convento pelos religiosos, ver item 91, livro 39 do fundo Governo Civil do Porto deste Arquivo e "Descrição Topográfica de Vila Nova de Gaia", de João António Monteiro de Azevedo, 3ª ed, Porto, 1861.
Acquisition information
Documentação transferida da Repartição de Finanças do Porto para este Arquivo, juntamente com os outros cartórios monásticos masculinos do distrito em Julho de 1934.
Scope and content
A documentação deste fundo abarca predominantemente duas grandes áreas funcionais: administração eclesiástica, e gestão financeira. Contém registos referentes a sentenças, contendo registo de rendas, propriedades, águas, montados e baldios do Mosteiro, etc.

Contém igualmente prazos de propriedades do Mosteiro, títulos da fundação, com registos de documentos da fundação e doações antigas das terras das Aradas, etc., títulos de privilégios, provisões régias a favor dos Mosteiros da Congregação de Santa Cruz de Coimbra, entre os quais Mafra, Santa Maria de Landim, São Salvador de Grijó e São Vicente de Fora, etc

Contém ainda registos sobre apegações de propriedades do Mosteiro, títulos do padroado, títulos de bens, tombos do património do Mosteiro, receita e despesa do convento, recibo de foros do convento, escrituras de compra, venda, entre outros.
Arrangement
Ordenação numérica
Access restrictions
Unidades arquivísticas de acesso condicionado devido ao estado de conservação
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o número e tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina.
Language of the material
Lat (latim); Por (português)

Contém documentos em letra gótica
Physical characteristics and technical requirements
O estado de conservação é regular. No entanto existem livros em mau estado de conservação que contém encardenação e fólios fragilizados.
Other finding aid
DigitArq: base de dados de descrição arquivística

Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto o Guia do Arquivo que esteve em uso até 2005, cumulativamente com a descrição disponível através da aplicação de descrição arquivística Arqbase.
Related material
Convento de São Salvador de Grijó - Vila Nova de Gaia

PT/ADPRT/MON/CVSSGVNG

Convento de Santo Estêvão de Vilela - Paredes

PT/ADPRT/MON/CVSEVPRD

Governo Civil do Porto

PT/ADPRT/AC/GCPRT
Publication notes
AZEVEDO, João António Minteiro de - Descripção topographica de Villa Nova de Gaya e da solemnissima festividade que em acção de graças pela gloriosa restauração de Portugal se celebrou na igreja matriz da mesma villa no dia 11 de Dezembro de 1808, 3ª ed., Porto, 1861
Notes
Intervenção de conservação e restauro desde 2016.
Creation date
13/06/2012 00:00:00
Last modification
13/03/2024 10:57:02