Convento de Santo Estêvão de Vilela - Paredes

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/MON/CVSEVPRD
Title type
Formal
Date range
1459-01-01 Date is certain to 1833-12-31 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
46 Livros
Biography or history
O Mosteiro de Santo Estêvão de Vilela era masculino, pertencia aos Cónegos Regulares de Santo Agostinho, e à Congregação de Santa Cruz de Coimbra. Referências do seu cartório fixam a sua fundação no séc. X, no ano de 980, sendo seus fundadores, segundo as mesmas fontes, Formarigo Espassandis e sua mulher D. Vivili. A doação régia do couto por D. Teresa para a edificação do mosteiro, data de 1128.

O Mosteiro apresentava os curas das igrejas de São Pedro de Arreigada, Santo André de Canidelo, Santo André de Cristelos, Santa Maria de Duas Igrejas, São Pedro de Gondalães, Santa Maria Madalena, São Cristóvão de Mafamude, São João Evangelista de Nespereira. Povoado por cónegos regrantes de Santo Agostinho, este mosteiro entrou em regime de comenda até ao ano de 1590. Foi reformado então em 1595 e definitivamente unido em 1612, por decreto do Capítulo Geral da Congregação, ao Mosteiro de Santo Agostinho da Serra, da mesma ordem. A faculdade para se fazerem tais anexações, tinha-a concedido à Congregação o Papa Clemente VIII no ano de 1601.
Geographic name
Santo Estevão de Vilela - Paredes
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro)
Acquisition information
Documentação transferida da Repartição de Finanças do Porto para este Arquivo, juntamente com os outros cartórios monásticos masculinos, integrado nomeadamente no cartório do Convento de Santo Agostinho da Serra, do distrito em 1934.
Scope and content
A documentação deste fundo abarca predominantemente duas grandes áreas funcionais: administração eclesiástica, e gestão financeira. Contém registos de tombos, índice do cartório, títulos da fundação, doação régia do couto do Mosteiro, doações da fundadora e de outros padroeiros, testamentos e títulos antigos dos bens do convento, privilégios régios concedidos à Congregação de Santa Cruz de Coimbra e outros títulos de bens do convento.

Contém igualmente recibos de foros, apegações, índices de prazos, escrituras de emprazamento de propriedades do Mosteiro, notas, prazos, sentenças várias, nomeadamente sentenças sobre terras, águas, pensões, rendas, serventias, etc., dos passais do convento e sobre rendas, foros, renovações de prazos, etc.
Arrangement
Ordenação cronológica
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o número e tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina.
Language of the material
Por (português); Lat (latim). Contém documentos em letra gótica
Physical characteristics and technical requirements
O estado de conservação é regular. No entanto existem alguns livros em mau estado de conservção, contendo encardenação e fólios fragilizados. Unidades arquivísticas de acesso condicionado devido ao estado de conservação. Fundo parcialmente microfilmado.
Other finding aid
Digitarq: base de dados de descrição arquivística

Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto o Guia do Arquivo e o Inventário dos Fundos Monásticos que estiveram em uso até 2005, cumulativamente com a descrição disponível através da aplicação de descrição arquivística Arqbase.
Related material
Fundo arquivístico "Mosteiro de Santo Estevão de Vilela" - Torre do Tombo

Fundo arquivístico "Convento de Santo Agostinho da Serra" (as UI's 0020 e 0021 também se reportam ao Convento de Vilela) - ADP

Fundo arquivístico "Convento de São Salvador de Grijó" - ADP

Fundo arquivístico Governo Civil do Porto"- ADP
Creation date
12/12/2012 00:00:00
Last modification
13/03/2024 13:20:26