Convento de São Francisco - Vila do Conde

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/MON/CVSFVCD
Title type
Formal
Date range
1712 Date is certain to 1796 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
1 Livros
0,01 Metros lineares
Biography or history
O Convento de São Francisco de Vila do Conde foi fundado na primeira metade do século XVI com o objectivo de dar assistência religiosa às Clarissas cujo mosteiro ficava a uma centena de metros. Supõe-se que aqui terá vivido algum tempo o Frei João de Vila do Conde. Na igreja do convento estão sepultadas três gerações de Senhores de Cavaleiros dos séculos XVI e princípios do XVII. Actualmente, no edifíco do convento está instalado um Lar da Ordem Terceira de S. Francisco.
Geographic name
Vila do Conde
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro)
Acquisition information
Documentação transferida da Repartição de Finanças do Porto para este Arquivo, juntamente com os outros cartórios monásticos masculinos, integrado nomeadamente no cartório do Convento de Santo Agostinho da Serra, do distrito em 1934.
Scope and content
A documentação deste fundo abarca predominantemente duas grandes áreas funcionais: administração eclesiástica e gestão financeira. Contém registos referente a títulos de propriedades, bem como o tombo das capelas e recibo das rendas do Convento.
Arrangement
Ordenação cronológica
Access restrictions
Unidades arquivísticas de acesso condicionado devido ao estado de conservação
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o número e tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina.
Language of the material
Por (português)
Physical characteristics and technical requirements
O estado de conservação é mau. O livro contém encardenação e fólios fragilizados.
Other finding aid
DigitArq: base de dados de descrição arquivística

Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto o Guia do Arquivo que esteve em uso até 2005, cumulativamente com a descrição disponível através da aplicação de descrição arquivística Arqbase.
Creation date
13/06/2012 00:00:00
Last modification
09/01/2024 11:23:15