Convento de São Salvador de Grijó - Vila Nova de Gaia

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/MON/CVSSGVNG
Title type
Formal
Date range
1365-01-01 Date is certain to 1833-06-16 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
3 Maços
129 Livros
96 Folhas
1 Outros
Biography or history
Segundo referem documentos do seu cartório, fundaram-no o clérigo Guterre e seu irmão Ausindo, pelo ano 922 e povoaram-no os cónegos regulares de Santo Agostinho, desde 1064.

Nos finais do século XI, tornou-se propriedade de uma importante família de infanções que incentivou fortemente o seu desenvolvimento.

A partir de 1093, Soeiro Formarigues fez várias doações ao mosteiro e procedeu à reedificação da igreja, que foi sagrada pelo bispo de Coimbra, D. Crescónio. Os herdeiros de Soeiro Fromarigues deram continuidade à sua acção protectora e entregaram ao mosteiro mais terras. D. Teresa concedeu-lhe imunidade em 1128 e o cenóbio gozou do previlégio de isenção eclesiástica desde 1139. Ter-se-á associado desde muito cedo ao movimento dos Crúzios e terá sido por influência do bispo D. João Peculiar que se filiou no mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, em 1134. Desde então o mosteiro de Grijó passou a constituir um priorado e os seus priores usavam nas cerimónias as insígnias episcopais. O património do mosteiro cresceu significativamente ao longo dos séculos XIII e XIV.

No ano de 1542 transferiram-se os seus religiosos para o mosteiro novo da Serra, junto da cidade do Porto, mas não se adaptando à mudança, o papa Pio V, resolveu separar os dois mosteiros e mandar os relegiosos regressar, por volta de 1566, ao seu antigo convento.

Extinto com outros conventos da mesma ordem pelo papa Clemente XIV em 1770 e, passando, em 1774, por venda, a propriedade particular, foi algum tempo depois, no ano de 1792, repovoado por cónegos de Santa Cruz de Coimbra.

No verão do ano de 1833 foi abandonado pelos seus religiosos e entrou na posse do Estado.

Importa referir quais os mosteiros crúzios que tinham sido extintos em Julho de 1770, por breve do Papa Clemente XIV, e unidos a Mafra: Grijó, Moreira (Maia), São Simão da Junqueira, Landim, Caramos, Vila Boa do Bispo, Vilarinho (Santo Tirso), Refoios de Lima, Paderne (Melgaço), Muía e Crasto (Ponte da Barca), São Jorge (Coimbra) e Santa Maria de Oliveira (Famalicão).
Geographic name
Grijó - Vila Nova de Gaia
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro)
Acquisition information
Esta documentação veio transferida da Repartição de Finanças do Porto para este Arquivo, juntamente com os outros cartórios monásticos masculinos do distrito em 1934.
Scope and content
A documentação deste fundo abarca predominantemente duas grandes áreas funcionais: administração eclesiástica e gestão financeira. Contém registos referentes a prazos, índices de prazos, alvarás de emprazamento, tombos, prebenda, inventário de bens móveis, relação de bens e de títulos, títulos de reforma e actas .

Contém igualmente registos de sentenças, dívidas de foros, índices de foros, despesa e receita de rendas, índices de caseiros, registos de isenção e notas várias.
Arrangement
Fundo não organizado e ordenado numericamente pela referência da unidade de instalção.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o número e tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina.
Language of the material
Lat (Latim); Por (português).

Contém documentos em letra gótica
Physical characteristics and technical requirements
O estado de conservação é regular. No entanto existem alguns livros em mau estado de conservção, contendo encardenação e fólios fragilizados.
Other finding aid
DigitArq: base de dados de descrição arquivística

Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto o Guia do Arquivo que esteve em uso até 2005, cumulativamente com a descrição disponível através da aplicação de descrição arquivística Arqbase.
Related material
Convento de Santo Agostinho da Serra - Vila Nova de Gaia

PT/ADPRT/MON/CVSASVNG

Governo Civil do Porto

PT/ADPRT/AC/GCPRT
Publication notes
ALARCÃO, Jorge de - Emolumentois do tabelionado medieval português. Uma tabela inédita. Coimbra, Instituto de Estudos Históricos Doutor António Vasconcelos, vol. 8, 1961. ALARCÃO, Jorge de - Tombo do Prior D. Afonso esteves do Mosteiro de Grijó. "Revista portugues de História", Coimbra, 9, 1964 DURAND, Robert - Le Cartulaire Baio - Ferrado du Monastère de Grijó (XI - XIII siècles). Paris, Centro cultural Português, 1971. AMARAL, luís Carlos; Alarcão, Jorge de - Livro das camoainhas (códice da segunda metade do século XIV). mosteiro de São Salvador de Grijó. Vila Niova de Gaia, Gabinete de História e Arqueologia de Vila Nova De Gaia, 1986
Creation date
14/06/2012 00:00:00
Last modification
15/03/2024 15:46:52