Convento de São Salvador de Moreira - Maia

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/MON/CVSSMMAI
Title type
Formal
Date range
1665-01-01 Date is certain to 1833-12-31 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
41 Livros
5 Folhas
Biography or history
O Mosteiro do Salvador de Moreira era masculino, situava-se no lugar da Maia, junto ao Porto, pertencia aos Cónegos Regulares de Santo Agostinho, tendo estado sujeito à jurisdição do bispo do Porto até ser unido à Congregação de Santa Cruz de Coimbra.

Terá tido a sua primeira fundação, sob a invocação de São Jorge, como mosteiro dúplice, por volta de 862, no local chamado Gontão, "mais asima" do lugar para onde, dois séculos depois, se transferia pela mão dos seus patronos, Tructezinho Gomes e Dona Gontinacerca, em 1064, recebendo, então, o nome de São Salvador.

A sua construção terá decorrido entre 1092 e 1112, ano em que o Bispo do Porto, D. Hugo, procedeu à sagração da nova igreja. Em 1133, já pertencia à Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho e, em 1147, deixou de ser dúplice. As monjas que aí residiam foram transferidas para o mosteiro de São Cristovão de Rio Tinto, ingressando na Ordem de São Bento. Nunca se chegou a conhecer a carta de couto, mas em 1178 existiam já referências a propriedades localizadas no couto de Moreira e, em 1285, foi mandada fazer uma inquirição para definir as suas divisões e limites exactos.

O património do mosteiro foi aumentando significativamente, integrando, para além de extensas propriedades fundiárias, marinhas de extracção de sal.

No ano de 1567, passou a convento crúzio, pela "reformação" e "fim de comendatários" .

Extinto em Julho de 1770, com nove outros conventos da mesma ordem, foi com eles unido ao convento de Mafra e, algum tempo depois, em 1795, ao de São Vicente de Fora de Lisboa. Em Agosto de 1833 a Comissão Administrativa dos Conventos Abandonados do Porto regista-o como vago. Passou, então, para a posse do Estado. Após 1834 a igreja passou a matriz.

Foram da sua apresentação as igrejas de São Cosme e Damião de Gemunde, de São Mamede de Perafita, de Santa Maria de Vila Nova da Telha, de São Tiago de Labruge e de São João Evangelista de Mindelo, de São Silvestre do Couço, de Santa Marinha de Vilar de Pinheiro, de São Fins da Terra de Santa Maria.
Geographic name
São Salvador de Moreira - Maia
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro)
Acquisition information
Documentação transferida da Repartição de Finanças do Porto para este Arquivo, juntamente com os outros cartórios monásticos masculinos do distrito em 1934.
Scope and content
A documentação deste fundo abarca predominantemente duas grandes áreas funcionais: administração eclesiástica, e gestão financeira. Contém registos referentes a receita e despesa das confrarias dependentes, nomeadamente da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, receita e despesa de rendas dos mosteiros extintos da província do Minho unidos ao de Mafra, e das quintas de Moreira e de Lavra, vedorias de propriedades dos prazos, recibo de foros e outros rendimentos do mosteiro, receita de laudémios e lutuosas, inventário de bens móveis, prazos de propriedades do Mosteiro e juros de rendas.

Contém igualmente registos de índices de caseiros, notas que consistiam em escrituras de emprazamento de propriedades do Mosteiro entre outros.
Arrangement
Fundo não organizado e ordenado numericamente pela referência da unidade de instalação.
Access restrictions
Unidades arquivísticas de acesso condicionado devido ao estado de conservação
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o número e tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina.
Language of the material
Por (português)
Physical characteristics and technical requirements
Documentação em estado regular
Other finding aid
DigitArq: base de dados de descrição arquivística

Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto o Guia do Arquivo e o nventário dos Fundos Monásticos que estiveram em uso até 2005, cumulativamente com a descrição disponível através da aplicação de descrição arquivística Arqbase
Related material
Fundo monástico "Mosteiro de São Vicente de Fora de Lisboa" - PT/TT/MSVFL (Torre do Tombo)

Fundo monástico "Mosteiro do Salvador de Moreira" - PT/TT/MSM (Torre do Tombo)

Governo Civil do Porto PT/ADPRT/AC/GCPRT
Publication notes
SANTA MARIA, Nicolau de - Chronica da Ordem dos conegos Regrantes do Patriarcha S. Agostinho. Lisboa, 1668. MATTOSO, José - Le Monachisme Ibérique et Cluny. Les monastères du diocèse de Porto de l`an mille à 1200. Louvain, Université de Louvain, 1968.
Creation date
14/06/2012 00:00:00
Last modification
15/03/2024 15:32:11