Convento de São Bento da Vitória - Porto

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/MON/CVSBVTRPRT
Title type
Formal
Date range
1394-02-14 Date is uncertain to 1830 Date is uncertain
Dimension and support
Papel
Extents
26 Livros
7540 Páginas
601 Folhas
0,9 Metros lineares
Biography or history
A comunidade beneditina do Porto foi precedida por uma residência fundada em 1580 ou 1581, chamada Casa de São Mauro, onde viviam monges permanentemente desde 1590. A fundação do Mosteiro foi autorizada pela Câmara do Porto em 1583 e pelo Bispo, em 1598; mas a comunidade constitui-se, condicionalmente, em resultado do capítulo geral da Ordem, reunido em 1596, numa casa provisória. As obras de construção do edifício definitivo, situado na antiga judiaria, começaram mais tarde.

Foi abadia desde 1599. Foram-lhe destinadas as rendas e diversos bens do Mosteiro de São João Baptista de Alpendurada.

Em 1623 tinha 31 ocupantes, em 1688 tinha 23 e em 1788, 40.

Serviu como Hospital Militar entre os anos de 1809 e 1816 e entre 1827 e 1832. Neste último ano os monges tiveram de ceder todo o edifício ao exército, embora a comunidade só fosse oficialmente extinta em 1834. Em 1835 a igreja passou a pertencer à Arquiconfraria do Santíssimo e Imaculado Coração de Maria de que foi director um antigo monge beneditino, Frei Baltasar Veloso Sequeira.
Geographic name
Porto
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro)
Acquisition information
Documentação transferida da Repartição de Finanças do Porto para este Arquivo, juntamente com os outros cartórios monásticos masculinos do distrito em Julho de 1934.
Scope and content
A documentação deste fundo abarca predominantemente duas grandes áreas funcionais: administração eclesiástica, e gestão financeira.

Contém registos referentes à demanda que o Mosteiro teve com o Padre Gonçalo Gomes, para este deixar as casas em que se fundou o mesmo Mosteiro, livro das provisões reais e licenças da Câmara e Senhor Bispo, compra de casas em que está situado este Mosteiro, tomo de sentenças, contratos, compras e vendas das casas da Rua da Vitória e Taipas.

Contém igualmente registos do tomo das sentenças, do livro das autoridades, lutuosas e domínios, títulos do cartório do Mosteiro de S. Bento, Livro das demandas, livro do rendimento e despesa do fundo, livro de livraria, e ainda documentos de despesa da Confraria do Desterro, índice das pensões que o Mosteiro paga, entre outros.

Arrangement
Ordenação cronológica
Access restrictions
Unidades arquivísticas de acesso condicionado devido ao estado de conservação
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o número e tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina.
Language of the material
Lat (latim), Por (português).

Contém documentos em letra gótica
Physical characteristics and technical requirements
O estado de conservação é mau. Contém livros cuja encardenação e fólios se encontram muito fragilizados.
Other finding aid
DigitArq: base de dados de descrição arquivística

Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto o Guia do Arquivo que esteve em uso até 2005, cumulativamente com a descrição disponível através da aplicação de descrição arquivística Arqbase.

MELO, Maria Isabel S. G. - Inventário dum núcleo de documentos do convento de S. Bento da Vitória existente no ADP. Trabalho apresentado na cadeira de Arquivologia-Arquivoeconomia do Curso de Bibliotecário-Arquivista.Coimbra, 1958.
Creation date
13/06/2012 00:00:00
Last modification
09/01/2024 11:10:12
Record not reviewed.