Companhia Carris de Ferro do Porto

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/EMP/CCFP
Title type
Formal
Date range
1735-07-05 Date is certain to 1979 Date is certain
Prominent dates
1873-1946
Dimension and support
Papel
Extents
368 Livros
506 Maços
186 Caixas
124 Outros
300 Páginas
69238 Folhas
351 Metros lineares
Biography or history
A 27 de Março de 1873 a Câmara Municipal do Porto abre concurso para a implementação de linhas de "carro americano", para transporte público. A Câmara de Bouças (Matosinhos) tomou idêntica iniciativa a 1 de Maio do mesmo ano, relativamente ao prolongamento das linhas até Matosinhos.

Na sequência dos concursos mencionados surge a Companhia Carris de Ferro do Porto (CCFP). As concessões foram atribuídas a um grupo constituído por António Manuel Lopes Vieira de Castro, e Evaristo Nunes Pinto. Os estatutos da CCFP foram aprovados em sessão de 5 de Agosto de 1873. A Companhia Carris de Ferro do Porto estabeleceu, igualmente, a sua sede na cidade do Porto, na Boavista.

O inicio de actividade desta nova Companhia realizou-se solenemente, em 12 de Agosto de 1874, com o serviço de "trens" desde a Praça de Carlos Alberto, pela Rua da Boavista, até ao sítio de Cadouços, na Foz.

No início do ano de 1893 a Companhia Carris de Ferro do Porto e a Companhia Carril Americano do Porto à Foz e Matosinhos fundem-se, permanecendo o nome da última.

Os estatutos aprovados pela Assembleia-geral de 1909 surgem devido à fusão da CCFP com a Companhia Viação Eléctrica do Porto (CVEP), por escritura de 24 de Agosto de 1908.

Em 1946 é feita a transferência de todo o aparelho industrial da CCFP para a Câmara Municipal do Porto (CMP). No entanto, a CCFP só é extinta em 14 de Julho de 1949 data em que é votada a sua dissolução em assembleia-geral extraordinária.
Geographic name
Porto
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro).
Custodial history
Com a transferencia, em 1946, de todo o aparelho industrial da Companhia Carris de Ferro do Porto para a Camara Municipal do Porto, também o seu fundo documental foi integrado no novo serviço criado pela Camara. Este fundo foi incorporado no Arquivo Distrital do Porto, por doação, através da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto para ao abrigo do Protocolo assinado a 4 de Agosto de 2003. A Companhia Carris de Ferro do Porto com maior poderio económico "absorveu" e trouxe consigo até 1946 a documentação de outras Companhias.
Acquisition information
Doação da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto em 2003.
Scope and content
Documentação referente à actividade da Companhia Carris de Ferro do Porto (1873-1949) destacando-se, correspondência, actas, estatutos, relatórios de exercício e de conta, relatórios diários da central, desenho técnico, balancetes, inventários, balanços, informação sobre funcionários, contas correntes, índices, diário, razão, caixa, memoriais, etc.

A documentação é proveniente de vários serviços nomeadamente: Central de Massarelos, Oficinas Gerais, Movimento e Tráfego, Serviços Administrativos Centrais. Todo o fundo está relacionado directa ou indirectamente com a actividade administrativa e operacional da Companhia. As áreas funcionais com maior tradição dentro da estrutura empresarial é o Movimento e Tráfego, as Oficinas Gerais e a Central Termoeléctrica de Massarelos.
Appraisal information
As acções decorrentes de processos de avaliação foram executadas numa primeira fase na entidade produtora por uma equipa do CEPESE e apoio técnico do ADP, entre 2003-2004.
Accruals
Trata-se de um fundo fechado, pelo que não se preveem novas incorporações.
Arrangement
Fundo em tratamento técnico
Access restrictions
Unidades arquivísticas de acesso condicionado devido ao estado de conservação
Conditions governing use
Reprodução sujeita a restrições atendendo ao número, tipo de documentos, estado de conservação ou o fim a que se destina.
Language of the material
Por (português)
Physical characteristics and technical requirements
Regular
Other finding aid
Digitarq (base de dados de descrição arquivística).
Related material
Companhia Carril Americano do Porto á Foz e Matosinhos

PT/ADPRT/EMP/CCAPFM;

Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, SA

PT/ADPRT/EMP/STCP;

Companhia Viação Eléctrica

PT/ADPRT/EMP/CVEP;

Joaquim do Carmo Leorne, código de referência

PT/ADPRT/PSS/JMCL;

Manuel Caruncho de Sá

PT/ADPRT/PSS/MFCS
Publication notes
LUCAS; Bernardo - O Concurso da Viação Americana, Porto, 1906.
PACHECO, José Coimbra - Companhia Carris de Ferro do Porto num futuro próximo, Porto, Tipografia Porto Médio, Lda., 1943.
MIRANDA, Augusto Cupertino de - A Questão do Montepio dos empregados superiores da Companhia Carris de Ferro do Porto, Tipografia Sequeira, 1938
CARNEIRO, Adolfo Cirilo de Sousa - Companhia Carris de Ferro do Porto - Breves comentários á sua Gerência, Porto, Imprensa Commercial, 1910
A Fusão das Companhias de Tramways, Carris de Ferro do Porto e Carril Americano do Porto à Foz e Matosinhos, 1879
MONTEREY, Guido - O Porto - Origem, Evolução e Transportes, edição do autor, Porto Tipografia Sociedade de Papelaria, Lda., 1971
SOUSA, Fernando de, 1942-, e outro - Os transportes colectivos do Porto : perspectiva histórica / Fernando de Sousa e Jorge Fernandes Alves, Porto : Porto 2001, 2001 ISBN 972-97007-1-0
Creation date
26/06/2012 00:00:00
Last modification
08/01/2024 12:02:06