Available services

Tomo 1.º Índice demonstrativo do estado dos Expostos de Assento da Roda (A – M)

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/ADPRT/ACD/CRPRT/AE/009/0391
Title type
Atribuído
Date range
1799 Date is certain to 1799 Date is certain
Dimension and support
48,50 x 30,50 x 10
Extents
1 Livros
369 Folhas
Scope and content
No início do livro (fls. não numerados) surge o índice alfabético das freguesias onde residiam as Amas de Fora que criavam Expostos da Administração da Roda do Porto, com o título «Catalogo das Freguezias». Neste índice indicam as freguesias e os fls. respectivos. De seguida, surge a folha de rosto com o título do livro, a dedicatória (Domingos Pereira Valente, Provedor da Roda, dedica o livro a Francisco de Almada e Mendonça, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto) e a data (1799). No fl. seguinte inscreveram uma passagem bíblica em latim «Pater meus & Mater mea dereliquerunt me. DOMINUS autem assumpsit me. David. Psalm. 26.», cuja tradução é «Ainda que meu pai e minha mãe me abandonem, o SENHOR há-de acolher-me.»

No topo dos fls. surge a freguesia, seguindo-se uma tabela com os campos: Amas (nome das Amas de Fora); Expostos (nome dos Expostos); Lugares; Livro e Folhas (Livro das Saídas); Dia, Mês e Ano e Existência (estado em que se encontra o exposto: entrou de novo na Roda; removido; prorrogado; entregue; entregue aos pais; baixa; recolhido; vivo; morto; entre outros). As informações contidas em cada um dos campos das tabelas não se encontram sob qualquer tipo de ordenação.

Entre o fl. 1 e o fl. 161v, as freguesias surgem ordenadas alfabeticamente, com raras excepções. Estes casos excepcionais – devidamente assinalados pela Administração com a expressão «passa a fl.» – resultam do espaço reduzido que foi reservado para algumas freguesias quando comparado com número de Amas de Fora ali residentes. A partir do fl. 162, o índice recomeça na letra A, diluindo-se a ordenação até então praticada.

Este livro parece ter sido concebido em 1799 e continuado nos anos subsequentes, seguindo-se um Tomo 2.º, referido no «Catalogo das Freguezias», que não surge entre os livros transferidos do Arquivo da Assembleia Distrital do Porto para o Arquivo Distrital do Porto.

O Inventário de 1878-06-12 aponta que este volume funcionaria como uma base de apoio «(…) para se poder buscar as certidões d’ Expostos.»

Contém duas ilustrações a cores.



Como complemento ao texto acima consultar:

Bíblia Sagrada, Versão dos Textos Originais (coord. geral Herculano Alves). Lisboa/ Fátima: Difusora Bíblica, 2001, 27(26) Oração da Confiança, p. 864.

A.D.P. – Inventário 1839, fl. 16.
Arrangement
Ordenação geográfica
Physical location
A/13/1/2-2
Language of the material
Por (português)
Physical characteristics and technical requirements
Regular. A encadernação está esfolada. Contém um marcador de livro em tecido encarnado. Alguns fls. têm manchas provocadas pela humidade. O fl. 40 tem um rasgo no canto inferior esquerdo.
Type of container
Livro
Creation date
27/06/2012 00:00:00
Last modification
11/10/2022 12:22:44