Entradas

Description level
Series Series
Reference code
PT/ADPRT/ACD/CRPRT/AE/002
Title type
Formal
Date range
1683-02-08 Date is certain to 1955-12-06 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
142 Livros
69870 Folhas
Scope and content
Registos de entrada de crianças na Casa da Roda do Porto, com assentos individuais ordenados cronologicamente. Os assentos eram elaborados com base nas Partes da Directora e contêm as seguintes informações: nome da criança, data e hora da entrada, descrição da roupa e enxoval, descrição dos sinais (pequenos objectos deixados com a criança no momento do abandono, para a sua identificação futura, tais como medalhas, pulseiras, fios, imagens religiosas, etc.) e dos bilhetes de abandono (pequenos papéis, também designados de “escritos”, deixados com a criança no momento do abandono e em que geralmente era anotado o nome que desejavam que fosse dado à mesma). Por vezes, encontra-se anexado ao assento o próprio bilhete, se por algum motivo a sua transcrição não tivesse sido feita no assento respectivo. Para além destes dados, eram anotadas variadas informações de cariz eventual, tais como a etnia da criança, sinais físicos particulares ou deficiências, indicação de que foi vacinada, da sua entrega aos pais, de falecimento dentro do Hospício, etc. Ao lado de cada assento encontra-se a remissão para o respectivo assento de entrega da criança a uma ama de fora, nos livros de Saídas. No final de cada assento ou após o último assento de cada dia, encontra-se a certidão de baptismo das crianças, com referência à data, nome do Capelão que ministrou o sacramento e nome dos padrinhos.

Entre 1689-07-06 e 1811, os assentos das entradas foram assinados pelo Provedor da Roda. A partir desta data, o Secretário assumiu esta tarefa. Entre 1825-12-31 e 1830-11-27, os títulos modificaram-se para "Diários da Roda".



Nestes assentos encontramos registadas crianças abandonadas e crianças não-enjeitadas. No que respeita aos não-enjeitados, não podemos avançar entre que períodos foram registados nestas fontes.

Os assentos destes livros apresentam ligeiras diferenças consoante o percurso da criança na instituição: exposto retirado já cadáver da roda; criança que morre sem nunca ter sido entregue a uma Ama de Fora; criança entregue a uma Ama de Fora; criança procurada pelos pais e criança não-enjeitada.

O formato e conteúdo dos assentos destes livros foram variando ao longo do tempo. Todavia, geralmente apresentam, de forma mais completa ou mais incompleta, os dados que se seguem: momento do dia em que ocorreu a exposição («noute», por exemplo); data (dia, mês e ano); hora; sexo da criança; cor (exceptuando, crianças de cor branca); idade, por vezes aproximada; estado da criança («hua menina recem nascida moribunda») e transcreviam o escrito deixado com a criança no momento do abandono.

A necessidade de preservar a identidade de cada criança percebe-se pelo destaque conferido a características “especiais” que facilitassem o seu reconhecimento num ambiente marcadamente infantil («trazia ambos os pés escaldados, em xaga») e pela descrição pormenorizada do enxoval e dos sinais (objectos) deixados juntamente com a criança no momento do abandono («por verdadeiro sinal leva hum brinquinho de contas pretas na orelha direita»). De igual modo, registavam cuidadosamente os recados transmitidos verbalmente («quem a expos disse vinha exemplada»).

O baptismo tinha um espaço destacado nestes registos (momento do dia («Em a manham seguinte»); data (dia, mês e ano); nome com que foi «baptizado sub conditione»; o local de baptismo; nome do pároco; nome e morada dos padrinhos).

Os assentos das crianças não-enjeitadas eram diferentes porque se conhecia a identidade dos progenitores (nome, estado civil, profissão e morada dos pais; o nome e idade da criança e a justificação para o pedido de lactação).

Lateralmente, assentavam os dois números da criança (o número atribuído de acordo com a localização do assento da criança no livro e o número atribuído tendo em conta a ordem de entrada no ano económico da Roda: Julho a Junho); o nome da criança; a cor da pele (exceptuando, crianças de cor branca); quando a criança já entrava morta, em vez de surgir o nome colocavam o termo «Morto», por exemplo; indicação de que se trata de uma criança gémea; a idade; calça atribuída; as despesas efectuadas com a criança; o estado da criança «Esta menina não pegava no peito»; informação sobre a falta temporária de amas «Na falta de Amas se esteve lactando por empréstimo fora da Roda 1 mes e 4 dias a 40 rs»; localização do assento de saída (livro e fl.); averiguações de identidade dos pais quando havia denuncias de tal; no caso de a criança falecer surge a data da sepultura (dia, mês e ano) e o local da mesma (geralmente no cemitério do Hospital da Misericórdia); quando se tratava de uma criança não-enjeitada podiam colocar essa nota; entre outras informações.



Na documentação mais recente (a partir de meados séc. XIX), a estas informações acrescem outros dados, com a implementação de medidas preventivas da exposição: circunstâncias da entrada da criança (abandonado, apresentado, etc.), local onde foi encontrada a criança, autoridade administrativa que autorizou a entrada na Roda, nome da parteira que procedeu ao parto e entregou a criança na instituição, entre outros dados. Estas informações surgem nas unidades de instalação Livro N.º 108 das Entradas 1853 a Livro N.º 111 Entradas 1856 e novamente após o Livro N.º 113 Entradas 1858, o que é um reflexo dos avanços e recuos da implementação das medidas preventivas da exposição. Para além dos assentos de entrada regulares, a partir do Livro N.º 99 de Entradas 1841 existem assentos de crianças transferidas de outras Casas da Roda do distrito. Estes assentos geralmente contêm as seguintes informações: nome da criança, número de identificação, idade e data com que entrou no Roda de onde veio transferida, assim como a indicação do assento correspondente nas Saídas.

Nas Entradas encontram-se igualmente assentos de crianças a quem foi concedido um subsídio de lactação, para os períodos em que não existem livros próprios para registo destes dados (Livro 109 Entradas 1854 a Livro 116 Entradas 1861). Geralmente, estes assentos contêm as seguintes informações: nome da criança, número, idade, data, nome da mãe, freguesia de residência, referência à ordem de concessão do subsídio pelo Governador Civil e do livro de Saídas correspondente. A partir do Livro N.º 114 de Entradas 1859, os assentos de lactação apenas contêm os seguintes dados: nome da criança, número e indicação do livro de Saídas respectivo.

Anexados aos assentos, para além dos bilhetes de abandono, podem encontrar-se papéis com anotações feitas pela Secretaria da Roda, assim como boletins de registo civil para averbamento ao nascimento.



Ao lado de cada assento encontra-se a remissão para o respectivo assento de entrega da criança a uma ama de fora, nos livros de Saídas e ainda a indicação de como a criança entrou na Roda ou no Hospício, ou seja, se foi abandonada num local público (nestes casos é indicado o nome da rua ou localidade) ou enviada por uma autoridade (por norma trata-se de autoridades administrativas como os Regedores de Paróquia, Administradores de Concelho/Bairro, Câmaras Municipais, mas também parteiras, hospitais, etc.). No final de cada assento ou após o último assento de cada dia, encontra-se a certidão de baptismo das crianças, com referência à data, nome do Capelão que ministrou o sacramento e nome dos padrinhos.

Para além dos assentos de entrada regulares, podem ser registados nas Entradas registos de crianças transferidas do Hospício de Penafiel. Estes assentos geralmente contêm as seguintes informações: nome da criança, número de identificação, idade e data com que entrou no Hospício de onde veio transferida, assim como a indicação do assento correspondente nas Saídas.
Arrangement
Ordenação cronológica pelas datas de entrada das crianças na roda. Alguns assentos não seguem a ordenação referida.
Language of the material
Por (português)
Physical characteristics and technical requirements
Regular

Todos os documentos possuem cópias de consulta digitais
Creation date
27/06/2012 00:00:00
Last modification
20/07/2023 11:27:10