Cartório Notarial de Vila do Conde - 8º Ofício (Mosteiro de São Simão de Junqueira)

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/NOT/CNVCD10
Title type
Controlado
Date range
1813-11-08 Date is certain to 1833-04-06 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
3 Livros
500 Folhas
Biography or history
O mosteiro foi fundado no século XI, antes da fundação do reino de Portugal, pelo arcediago da Sé de Braga, D. Areas (ou Aires). O documento mais antigo que lhe faz referência é uma carta de doação datada de 1084, como "monasterium Sancti Simeonis". Outros documentos, do inícios do século seguinte, mencionam com precisão a localização do mosteiro. Os monges seguiam a regra da Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho.

Em 1135, D. Afonso Henriques, ainda infante, doou o couto do mosteiro a D. Paio Guterres. Em 1181, já rei, concedeu a carta de couto ao mosteiro. Naquele século a igreja conventual também servia à paróquia da Junqueira, que se desenvolveu ao redor do conjunto.

Em 1443 o mosteiro incorporou os bens do extinto Mosteiro de Rio Mau, localizado nas proximidades.

A partir de 1516 o Mosteiro de São Simão passou a ser dirigido por comendatários, que podiam ser religiosos ou até fidalgos leigos, o que levou à dilapidação de grande parte do património do mosteiro. Em 1595 o mosteiro passou a pertencer ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra.

A partir de 1687 começou a reedificação da igreja conventual, atualmente Igreja Paroquial da Junqueira. A parte conventual também foi reedificada, incluindo novas dependências para os monges e um claustro decorado com azulejos e uma fonte no centro da quadra.

Em 1770 o mosteiro foi extinto pelo Papa Clemente XIV, passando os seus bens para o Convento de Mafra. A igreja passou a ser paroquial e o convento foi vendido a privados, passando a ser usado como casa solarenga.



Geographic name
S. Simão de Junqueira
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro).
Custodial history
Os livros que constituem este fundo integraram previamente o fundo do 2º Cartório Notarial de Vila do Conde, até Novembro de 2011. Os documentos provenientes da incorporação original constituiram a antiga 1ª série notarial do mencionado fundo (antigas UIs 1001 a 1003 das notas para escrituras diversas).

Os primeiros eram livros privativos do antigo Mosteiro de S. Simão de Junqueira, já extinto ao tempo a que os mesmos livros se reportam e cujos bens passaram a ser administrados pelo mosteiro de Santa Cruz de Coimbra; o último era privativo dos antigos Mosteiros de Moreira, Landim e Oliveira, que também estavam extintos ao tempo a que o livro se reporta, e cujos bens passaram a ser administrados pelo Mosteiro de S. Vicente de Fora, de Lisboa.

Incorporações efectuadas pelo notário José Alves da Silva Moreira.

Em 2005 a descrição passou a estar disponível a partir da aplicação de descrição arquivística Digitarq.
Acquisition information
Incorporação
Scope and content
Livros de notas privativos do antigo mosteiro de S. Simão de Junqueira, já extinto ao tempo a que os mesmos livros se reportam e cujos bens passaram a ser administrados pelo mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. O último livro de notas reporta-se aos antigos mosteiros de Moreira, Landim e Oliveira, que também estavam extintos ao tempo a que o livro se reporta, e cujos bens passaram a ser administrados pelo mosteiro de S. Vicente de Fora, de Lisboa.
Accruals
Incorporações periódicas, em cumprimento do estabelecido no artº 34 do Código do Notariado.
Arrangement
Classificação funcional e ordenação cronológica.
Conditions governing use
Reprodução sujeita a restrições atendendo ao número, tipo de documentos, estado de conservação ou o fim a que se destina.
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Documentação em estado regular.

Unidades arquivísticas de acesso condicionado devido ao estado de conservação.
Other finding aid
Digitarq (base de dados de descrição arquivística)
Location of originals
Arquivo Distrital do Porto; Rua das Taipas nº 90 4050-518 Porto
Alternative form available
CEDOPORMAR - Centro de Documentação dos Portos Maritímos Quinhentistas - Alfândega Régia - Museu da Construção Naval - Rua do Cais da Alfândega 4480 Vila do Conde
Notes
MINISTÉRIO DOS NEGÓCIO ECLESIÁSTICOS E DE JUSTIÇA - DIRECÇÃO DOS NEGÓCIOS DE JUSTICA, 2º Repartição . Diário do Governo de 23/12/1899, p. 883-893

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA - DIRECÇÃO-GERAL DOS SERVIÇOS DE REGISTO E DO NOTARIADO. Decreto-lei nº 37666. Diário do governo nº 268 de 19/12/1949, p. 901-927
Creation date
28/10/2011 00:00:00
Last modification
19/10/2022 14:41:14