Câmara Municipal de Sobrosa

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/ALL/CMS
Date range
1821-01-01 Date is certain to 1835-12-31 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
1 Maços
0,06 Metros lineares
Biography or history
Sobrosa constituiu honra da Casa de Vila Real e "prestimónio da Ordem de Cristo". Teve foral dado por D. Manuel a 15 de Outubro de 1519. Foi sede do concelho, com justiças próprias e pelourinho, no lugar de Sardaça .Teve casa municipal com cadeia, cujas janelas conservam ainda as grades de ferro; este antigo edifício, brasonado, hoje vulgarmente conhecido por "casa da cadeia", no lugar do Bairro, está convertido em escola primária. Em 1706, o pequeno concelho de Sobrosa era governado por 1 juiz ordinário e dos orfãos, eleito pelo povo por pelouro e confirmado pelo marquês de Vila Real, 2 vereadores, procurador , almotacé, 1 escrivão judicial e outro do público e câmara. Foi extinto em 1836. Sendo Sobrosa eclesiasticamente anexa ao Mosteiro de Ferreira, não admira que em 1836 se unissem os concelhos de Sobrosa e Paços de Ferreira; no entanto a freguesia de Sobrosa passou para o vizinho concelho de Paredes".
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro) .
Acquisition information
Incorporação no Arquivo Distrital do Porto juntamente com a documentação do Cartório Notarial de Paços de Ferreira, efectuada pelo notário Custódio da Costa Eiras em 21 de Maio de 1939 e 6 de Fevereiro de 1959.
Scope and content
Documentação referente à Câmara Municipal de Sobrosa, contendo uma colecção de legislação.
Arrangement
Ordenação cronológica.
Conditions governing use
Reprodução sujeita a restrições atendendo ao número, tipo de documentos, estado de conservação ou o fim a que se destina.
Language of the material
Por (português)
Physical characteristics and technical requirements
Mau. Unidades arquivísticas de acesso condicionado devido ao estado de conservação.
Other finding aid
Digitarq: base de dados de descrição arquivística

Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto o Guia do Arquivo que esteve em uso até 2005, cumulativamente com a descrição disponível através da aplicação de descrição arquivística Arqbase.
Creation date
15/09/2011 00:00:00
Last modification
05/01/2024 15:55:06