Confraria do Santíssimo Sacramento da Sé - Porto

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/CON/CSSSPRT
Title type
Formal
Date range
1629 Date is certain to 1842-07-17 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
2 Livros
0,09 Metros lineares
Biography or history
As confrarias são importantes formas de acção social. Criam laços de sociabilidade horizontais ou verticais em torno de novas vivências do passado. Eram consideradas associações laicas.

Este movimento das confrarias tem um importante papel de reforço das solidariedades e de activação do sentimento religioso entre leigos.

São responsáveis pela fundação e administração de hospitais, acompanhamento dos enfermos e enterro dos mortos, pela assistência aos pobres, aos presos e aos condenados à morte.

Os estatutos e práticas das confrarias não são obrigatórios para os confrades, não constituindo pecado a sua não observância. Está proibido o vínculo de juramento e não se podem obrigar as confrarias a acudirem aos actos de culto, tais como procissões, preces, etc.



Geographic name
Porto
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro)
Custodial history
Documentação confiada à guarda da Biblioteca Pública do Porto até 1932
Acquisition information
Transferência para o Arquivo Distrital do Porto e, 1932.
Scope and content
A documentação deste fundo abarca predominantemente duas grandes áreas funcionais: administração eclesiástica e gestão financeira. Contém registos referentes às receitas e despesas das pensões e foros que se pagavam à Confraria do Santíssimo Sacramento da Sé Catedral do Porto e fábrica;

Contém igualmente um inventário dos bens da fábrica, documentação relacionada com o termo das eleições dos Capelães, mordomos, escrivães, tesoureiros e procuradores que servem e administravam a Capela do Santíssimo Sacramento da Sé Catedral e de aprovação de contas, aceitação de legados, etc.
Arrangement
Ordenação cronológica
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o número e tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina.
Language of the material
Por (português)
Physical characteristics and technical requirements
Regular, unidades arquivísticas de acesso condicionado devido ao estado de conservação
Other finding aid
Digitarq: base de dados de descrição arquivística

Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto o Guia do Arquivo que esteve em uso até 2005, cumulativamente com a descrição disponível através da aplicação de descrição arquivística Arqbase. Em 2005 a descrição passou a estar disponível a partir da aplicação de descrição arquivística Digitarq.
Creation date
07/02/2008 00:00:00
Last modification
10/01/2024 13:20:57