Irmandade dos Clérigos Seculares de Nossa Senhora da Assunção, São Pedro Ad Vincula e São Filipe Neri

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/CON/ICSNSASPSFN
Title type
Formal
Date range
1825 Date is certain to 1825 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
2 Caixas
Biography or history
Associação de fiéis erigida para exercer obras de piedade ou de caridade, constituída em forma de corpo orgânico, submetida a estatutos conferidos por um compromisso. Sujeita ao Canône 707 do Direito Canónico, a sua constituição obedeceu a aprovação papal. Esta irmandade teve a sua origem na união das três irmandades de clérigos seculares existentes no Porto: a de Nossa Senhora da Assunção, erecta no ano de 1642, na igreja da Santa Casa da Misericórdia, a de São Pedro Ad Vincula, erecta no ano de 1655 na igreja de Nossa Senhora da Graça e a de São Filipe Neri, erecta no ano de 1666 na igreja de Santo António da Porta de Carros. Em 1707 foi estabelecida a união, constituindo-se novos estatutos que aboliram a anterior separação e edificou-se nova e própria igreja para acolher a dita irmandade. Os seus orgãos eram os seguintes: presidente, secretário, deputados, fiscal, tesoureiros, procuradores, mestre de cerimónias, zeladores, serventes, enfermeiro-mor e enfermeiros do hospital.
Geographic name
Porto
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro)
Custodial history
Documentação confiada à guarda da Biblioteca Pública do Porto até 1931
Acquisition information
Transferência para o Arquivo Distrital do Porto em 1932.
Scope and content
Documentação referente a registos que contém regulamentos concluídos e aprovados para uso dos empregados da Irmandade, feitos pelo Reverendo Teotónio José Maria Queirós, 1º deputado.

Arrangement
Ordenação cronológica
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o número e tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina.
Language of the material
Por (português)
Physical characteristics and technical requirements
Regular, unidades arquivísticas de acesso condicionado devido ao estado de conservação
Other finding aid
Digitarq: base de dados de descrição arquivística

Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto o Guia do Arquivo que esteve em uso até 2005, cumulativamente com a descrição disponível através da aplicação de descrição arquivística Arqbase.

Em 2005 a descrição passou a estar disponível a partir da aplicação de descrição arquivística Digitarq.
Related material
Congregação do Oratório de São Filipe Neri - Porto
Creation date
30/01/2008 00:00:00
Last modification
10/01/2024 13:21:34